Início Página Principal Cursos Curso de Pós-Graduação Linguagens Híbridas e Educação

Linguagens Híbridas e Educação

• Processo seletivo: uma vez por ano
  • Duração do curso: 18 meses
  • Início do curso: fevereiro
  • CoordenadorJaison Luis Crestani
  • E-mail de contato: jaison.crestani@ifpr.edu.br
  • Telefone da secretaria acadêmica: 046 3262-6434
  • Públicoalvo: profissionais da educação em geral, preferencialmente graduados em Letras, Artes ou Pedagogia.

Levando em conta as áreas de conhecimento definidas pela CAPEs (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o curso pode ser entendido como integrado às Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes ou Multidisciplinar.

Em sua organização integradora entre ensino, pesquisa e extensão, constitui-se de quatro linhas de pesquisa. São elas:

1. Linguagens e Educação (estudo do entendimento a respeito do que é linguagem e suas diversas formas de manifestação; levando-se em conta, principalmente a presença, circulação e atuação delas no ambiente escolar);
  2. Linguagens e Arte (estudo do relacionamento entre as diversas formas de manifestações das linguagens dentro da arte, levando-se em conta, principalmente, o funcionamento disso na realidade escolar);
  3. Linguagens e Tecnologia (a partir do entendimento do que seja linguagem, propõe-se pensar a existência e o funcionamento das tecnologias, levando-se em conta, principalmente, a realidade escolar);
  4. Linguagens, Filosofia e Sociedade (estudo das intersecções possíveis entre linguagem, filosofia e sociedade, de maneira a se pensar a realidade e a transformação sociais; levando-se em conta, principalmente, o funcionamento disso no ambiente escolar).