Procure documentos institucionais no SEI!
Atuação: Processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor. Realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos.
Atuação: Executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público.
Gerencia recursos humanos, financeiros, materiais, vendas, marketing e estratégicos dentro das organizações, a fim de atingir objetivos, tomando decisões sobre planejamento, organização, execução e controle. A gestão profissional ganha importância cada vez maior na medida em que a globalização torna o ambiente empresarial altamente competitivo. Neste sentido, o profissional de administração tem importante papel na condução das organizações a uma posição de destaque e lucratividade no mercado.
Possui competências para conservar e transformar o ambiente natural para produzir plantas e animais úteis ao homem, através da combinação das ciências exatas, naturais, econômicas e sociais. Atua nas áreas de fitotecnia; conservação, manejo e fertilidade de solos; controle fitossanitário; entomologia, nutrição de plantas; melhoramento vegetal e animal; manejo de plantas daninhas; produção de sementes; fruticultura; silvicultura; recursos hídricos, irrigação e drenagem; mecanização agrícola; construções rurais; pastagens e produção animal; bicombustíveis e energias alternativas; olericultura, paisagismo e floricultura; topografia; processos agroindustriais; administração rural, planejamento técnico e projetos; ensino, pesquisa e extensão rural.
O Curso de Licenciatura em Artes tem como objetivo possibilitar a construção de uma sólida fundamentação nas linguagens artísticas, com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas. A isto se integraria uma formação com base na pesquisa, na experimentação de novas práticas artísticas e na investigação do ensino. O licenciado em Artes deverá ser capaz de explorar o campo da ciência da arte, com possibilidades de desenvolvimento da prática profissional eficiente como docente da educação básica.
O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas se volta à formação de cidadãos críticos e reflexivos, com capacitação profissional na área específica, envolvidos com as temáticas da educação e do meio social em que estão inseridos. A instituição tem enorme responsabilidade na construção de um saber sólido e a missão de transformar o saber em aprendizado e em práticas que possibilitem a diminuição das desigualdades sociais com uma melhor qualificação profissional, por isso toma agora o desafio de formar Professores Biólogos, numa época de profunda transformação no sistema educativo. Essas transformações são necessárias no sentido de que a educação deve preparar os alunos para as inovações tecnológicas e para os novos paradigmas apregoados à lida com os recursos naturais e com o ambiente.
O curso tem a finalidade de preparar docentes para o ensino médio e fundamental, com concepção científica, atitude consciente, com fundamentação teórica, com habilidades de classificar, quantificar, determinar as principais características dos recursos naturais renováveis, conservação e manejo da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas, como meio de sobrevivência da vida sustentável em nosso planeta.
Atua na organização e execução dos serviços de contabilidade em geral; na escrituração do conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrativos; realiza e participa de pericias judiciais e extrajudiciais, auditoria e revisão de balanços e de contas em geral, assistência aos conselhos fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica estabelecidas por lei aos profissionais de contabilidade.
Exerce várias atividades vinculadas à administração da justiça, em especial, no serviço público, como Ministério Público Estadual e Federal, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Procuradorias Estaduais, Advocacia da União, atividade policial, entre outras. Na esfera privada, além do exercício da advocacia, o conhecimento jurídico é uma ferramenta importante para nortear as condutas e prevenir conflitos.
O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, bem como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
A Enfermagem abrange o estado de saúde e doença da população, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Os profissionais podem atuar na área de saúde coletiva (unidades sanitárias; creches; escolas; assistência domiciliar; etc); assistencial (hospitais gerais e especializados, cuidados intensivos e semi-intensivos; pronto-atendimento; policlínicas e centros de atendimento à Saúde); administrativa (gerenciamento da saúde coletiva e rede hospitalar); em empresas (saúde ocupacional); pesquisa; consultoria (auditoria e assessoramento) e educação.
Atua nas áreas relacionadas aos medicamentos, às análises clínicas e aos alimentos. O curso é composto por inúmeras disciplinas que fornecerão o conhecimento necessário para o trabalho nos mais diversos campos de atuação profissional e de pesquisa científica dentro do universo farmacêutico. E para colocar em prática os seus conhecimentos, os alunos são inseridos em situações práticas, por meio dos estágios que iniciam a partir do segundo semestre.
Atua na Educação Básica como professor de Inglês, Português ou Literatura. Pode atuar também como crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário, revisor de textos e atividades que necessitem de proficiência na norma culta da Língua Portuguesa ou da Língua Inglesa, como no cinema e na televisão. Na área empresarial pode atuar como produtor de discursos e consultor para as diversas modalidades da linguagem.
Atua na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio Profissionalizante, na gestão pedagógica, em unidades escolares da Educação Básica e Superior dos sistemas público e privado. Sua formação também o prepara para trabalhar no Terceiro Setor, nos Movimentos Sociais, nos espaços educativos não-formais, bem como, no Setor Público Administrativo, nas Empresas, em Assessorias Pedagógicas, Atividades Técnico-Administrativas, em Equipes Multidisciplinares e na Pesquisa.
O Curso de Licenciatura em Química tem como objetivo a formação específica, sólida e fundamentada na ciência. O licenciado em Química deverá ser capaz de explorar o campo da ciência, com possibilidades de desenvolvimento da prática profissional eficiente como professor da educação básica. Além disso, o profissional poderá atuar nas áreas de pesquisa básica, desenvolvendo métodos e produtos em sua área, bem como realizar análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas no setor industrial.
As áreas de atuação são as relacionadas à inovação, planejamento e gerenciamento de informação; coordenação dos recursos de informação; desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação para uso em processos organizacionais. O mercado de trabalho engloba as seguintes funções: analista e desenvolvedor de sistemas, gerente de projetos, administradores de banco de dados e redes, analista de negócios, consultor na área de TI, empreendedorismo, ou ainda, ingressar na carreira docente através da continuação da sua formação acadêmica em cursos de pós-graduação.
Levando em conta as áreas de conhecimento definidas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o curso pode ser entendido como integrado às Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes ou Multidisciplinar.
Em sua organização integradora entre ensino, pesquisa e extensão, constitui-se de quatro linhas de pesquisa. São elas: