Competências
Compete ao NAPNE do Campus Palmas:
- Elaboração e implementação de projetos, prestação de assessorias e realização de ações educacionais, com base nas normas vigentes, para a disseminação da cultura da inclusão no Instituto Federal do Paraná;
- Contribuir com as políticas de inclusão das esferas municipal, estadual e federal;
- Mediar as negociações e convênios com possíveis parceiros para atendimento das pessoas com necessidades específicas, mediante consulta de viabilidade junto à CONAPNE;
- Auxiliar na implementação de políticas de acesso, permanência e êxito dos alunos com necessidades específicas, de acordo com a legislação vigente;
- Auxiliar na avaliação diagnóstica para a identificação das necessidades específicas, junto à Seção Pedagógica, à Secretaria acadêmica e aos Conselhos de Classe;
- Avaliar as demandas dos estudantes com necessidades específicas, através de estudo de caso e emissão de parecer, com a descrição de quais serviços poderão ser ofertados para cada estudante;
- Acompanhar o desenvolvimento das ações relacionadas aos estudantes com necessidades específicas;
- Registrar em ata todas as reuniões e atividades realizadas pelo NAPNE;
- Manifestar-se, sempre que se fizer necessário, sobre assuntos didático-pedagógicos e administrativos, relacionados à inclusão;
- Organizar reuniões e momentos de formação para tratar de flexibilizações, adequações e organização do trabalho educacional com alunos que apresentam necessidades específicas, sempre que necessário, em consonância com a direção do campus;
- Participar do Conselho de Classe para o acompanhamento e identificação de alunos com necessidades específicas. (competências 1 a 12 – IFPR, 2019);
- Ofertar ou oferecer/ contribuir para institucionalização do atendimento educacional especializado; (BRASIL, 2015, p. 6);
- Implementar e manter serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos(as) estudantes com necessidades educacionais específicas; (BRASIL, 2015, p. 6);
- Garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade. (BRASIL, 2015, p. 6);
- Apoiar servidores com necessidades específicas na realização de tarefas burocráticas da Instituição, quando necessário.