Competências

Compete ao NAPNE do Campus Palmas:

  • Elaboração e implementação de projetos, prestação de assessorias e realização de ações educacionais, com base nas normas vigentes, para a disseminação da cultura da inclusão no Instituto Federal do Paraná;
  • Contribuir com as políticas de inclusão das esferas municipal, estadual e federal;
  • Mediar as negociações e convênios com possíveis parceiros para atendimento das pessoas com necessidades específicas, mediante consulta de viabilidade junto à CONAPNE;
  • Auxiliar na implementação de políticas de acesso, permanência e êxito dos alunos com necessidades específicas, de acordo com a legislação vigente;
  • Auxiliar na avaliação diagnóstica para a identificação das necessidades específicas, junto à Seção Pedagógica, à Secretaria acadêmica e aos Conselhos de Classe;
  • Avaliar as demandas dos estudantes com necessidades específicas, através de estudo de caso e emissão de parecer, com a descrição de quais serviços poderão ser ofertados para cada estudante;
  • Acompanhar o desenvolvimento das ações relacionadas aos estudantes com necessidades específicas;
  • Registrar em ata todas as reuniões e atividades realizadas pelo NAPNE;
  • Manifestar-se, sempre que se fizer necessário, sobre assuntos didático-pedagógicos e administrativos, relacionados à inclusão;
  • Organizar reuniões e momentos de formação para tratar de flexibilizações, adequações e organização do trabalho educacional com alunos que apresentam necessidades específicas, sempre que necessário, em consonância com a direção do campus;
  • Participar do Conselho de Classe para o acompanhamento e identificação de alunos com necessidades específicas. (competências 1 a 12 – IFPR, 2019);
  • Ofertar ou oferecer/ contribuir para institucionalização do atendimento educacional especializado; (BRASIL, 2015, p. 6);
  • Implementar e manter serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos(as) estudantes com necessidades educacionais específicas; (BRASIL, 2015, p. 6);
  • Garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade. (BRASIL, 2015, p. 6);
  • Apoiar servidores com necessidades específicas na realização de tarefas burocráticas da Instituição, quando necessário.
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto S/N, Trevo da Codapar – PRT-280. CEP: 85555-000 Palmas – PR.
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