O Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPR Campus Palmas, é um coletivo de natureza propositiva, consultiva e de assessoramento e está vinculado à Coordenadoria Geral de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – CONAPNE.
No âmbito do IFPR o NAPNE visa promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas. Sobre isso, as ações do NAPNE visam incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão educacional, profissional e social das pessoas com necessidades específicas.
Consideram-se pessoas com necessidades específicas no âmbito do IFPR as pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtornos funcionais específicos (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção, transtorno de hiperatividade, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros), pessoa surda, com limitações físicas provisórias, entre outras previstas no arcabouço legal atual, em destaque as Leis N.º 12.764/2012, 12.796/2013 e 13.146/2015, o Decreto Nº 7.611/2011 , as Notas Técnicas nos 11/2010 e 04/2014, e a Resolução N° 04/2009.
O NAPNE, atualmente, é composto por uma equipe multiprofissional, a saber: docentes de diferentes áreas, tradutores e intérpretes de LIBRAS, assistente social, pedagoga, técnico em assuntos educacionais e psicólogo, designados por meio da Portaria 142 de 19 de maio de 2021.
Por fim, o NAPNE do IFPR campus Palmas é um espaço de debate, reflexão, luta e efetivação de proposições e ações para garantir o acesso, a permanência, êxito e a conclusão de estudos/diplomação de todos estudantes, incluindo nesse ínterim as pessoas com necessidades específicas.