Alunas do Campus Palmas ganham medalha em Olimpíada Nacional de Ciências – Campus Palmas

ensino médio

Alunas do Campus Palmas ganham medalha em Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), um evento técnico/científico, é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

As provas aconteceram em duas fases, a 1ª fase contemplou 20 questões objetivas, que necessitavam de no mínimo 50% de acertos para passar para a 2ª fase (tivemos 4 alunos do primeiro ano aprovados na 1ª fase). A 2ª fase foi uma prova com 10 (dez) questões discursivas, onde as acadêmicas Milena Girardi Coppini e Giovana Girardi Coppini do 1° ano do Técnico em Alimentos conseguiram medalha de prata e bronze, respectivamente.

As discentes informaram que souberam da prova através do professor de biologia, Leonardo Augusto de Oliveira, e então decidiram tentar. Narram ter sido uma experiência muito gratificante, pois tiveram noção da qualidade e quantidade de conhecimento que possuem na área. Além disso, mencionaram que apesar da prova ter sido difícil, gostaram de participar da ONC.

O Diretor Geral do Campus Palmas, Roberto Carlos Bianchi, relatou:

“O campus Palmas recebeu com muita alegria a notícia de que as alunas Milena Girardi Coppini e Giovana Girardi Coppini do curso Técnico em Alimentos receberam medalhas pela participação na ONC – Olimpíada Nacional de Ciências. Essa participação das discentes é muito importante e demonstra o trabalho e o incentivo que os professores dão para que os alunos participem de atividades como essa. Além disso, mostra seriedade, esforço e comprometimento dos alunos durante a participação dessas atividades. O IFPR parabeniza as acadêmicas, os professores que incentivaram e o colegiado de Ciências Biológicas pelos resultados obtidos”.