Projeto Meninas! Programação de computadores com jogos, Artes, Ciência e Matemática realiza encerramento – Campus Palmas

extensão

Ontem (17) foi realizado, no Centro Empresarial, o encerramento do projeto: Meninas! Programação de computadores com jogos, Artes, Ciência e Matemática. O projeto firmou parceria com três instituições públicas de ensino médio de Palmas-Paraná, sendo: o IFPR campus Palmas (articulado com o projeto de extensão Girls Power in Programming (GPP), o Colégio Estadual Dom Carlos e o Colégio Estadual Alto da Glória. Com apoio oriundo da Chamada Pública MCTI/SETEC/CNPq No 31/2018, o projeto teve três bolsistas docentes, sendo uma para cada escola parceira, três bolsistas de graduação e nove bolsistas de ensino médio, sendo também essas bolsistas divididas igualmente entre as escolas parceiras, totalizando 15 bolsistas.

Ao concluir o projeto percebe-se o quanto ainda precisa ser feito para que as meninas se sintam seguras para trilhar pelos caminhos da computação e das exatas. Esses 12 meses de execuções proporcionaram inúmeras experiências para os estudantes e comunidade envolvida. A realização de seis oficinas de temáticas diversas dentro das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) , demonstraram o como instituições como o IFPR tem a oferecer para a comunidade local, seja pela especialização de seus docentes, seja pela infraestrutura que possui que diverge bastante da realidade das escolas públicas da nossa região.

Mais da metade do período de execução do projeto foi durante o período pandêmico, o que exigiu a adequação das atividades planejadas, tanto para garantir acesso das participantes, como para tentar manter o nível de engajamento dessas participantes. Mesmo com essas dificuldades, as atividades foram adaptadas e realizadas, promovendo o compartilhamento de conhecimento e experiências entre todas as participantes das atividades. Percebeu-se que a existência das bolsas fornecidas pelo CNPQ foram fundamentais para a permanência das meninas nas atividades.

O projeto gerou como resultados uma publicação em um periódico e diversas publicações em redes sociais, originadas a partir das pesquisas das alunas como também de registro das atividades. A replicação do conhecimento foi outro grande resultado do projeto, pois esperamos que esses 12 meses de execução do projeto gerem frutos a serem colhidos a longo prazo. O relato das participantes do projeto é de satisfação e aprendizado em todas as atividades. Como continuidade do projeto, apesar do período de concessão de bolsas estar no fim, existe a intenção de continuidade das parcerias com as escolas, execução de rodas de conversa, oficinas e lives sempre que houver oportunidade para tal.