Campus realiza evento de conscientização e combate ao racismo com alunos dos Cursos Técnicos – Campus Palmas

ensino médio

Na terça-feira (02) o campus Palmas realizou um evento de conscientização e combate ao racismo.

A atividade, proposta pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPEX), juntamente com a Coordenação de Ensino (COENS), foi organizada pelos membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e direcionada aos discentes dos cursos Técnicos em Alimentos e de Serviços Jurídicos do campus.

A Diretora Substituta de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, professora Graciela Gehlen abriu a atividade falando sobre a importância de abordar esse tema em espaços educacionais como o Instituto Federal, uma vez que o combate ao racismo inclui ações dentro e fora da escola, sendo passível de penalizações quando acontecer.

O Coordenador de Ensino, professor Allan Steimbach falou sobre a função da Escola enquanto espaço inclusivo e de respeito aos indivíduos, considerando todas as características que constituem grupos e pessoas.

Na sequência, o Coordenador do NEABI, professor Luiz Fernando Rankel, apresentou o Núcleo, falando sobre as funções e objetivos pelos quais esses grupos foram formados nos Institutos Federais, incluindo uma abordagem antirracista nos espaços educacionais.

O professor Ildo dos Santos Ferreira, docente de Sociologia no campus Palmas e integrante do NEABI, falou sobre a necessidade de uma tomada de consciência racial por parte das pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica do campus, uma vez que as questões relacionadas ao racismo dizem respeito não apenas às pessoas negras, mas também ao papel que as pessoas brancas desempenham nesse processo. Como forma de iniciar essas reflexões, o professor apontou situações distintas vivenciadas por pessoas brancas e negras no Brasil.

Foi exibido o curta metragem “USP 7%”, que retrata o racismo estrutural na Universidade de São Paulo e como isso dialoga com espaços e relações fora dos espaços educacionais.

Na sequência, a professora Francieli Maria de Lima, do curso de Direito e também integrante do NEABI, trouxe as questões legais relacionadas ao tema, apresentando as diferenças entre injúria racial e racismo, assim como as penalidades jurídicas previstas tanto para adolescentes quanto para adultos que cometem esse crime.

A atividade foi um primeiro passo enquanto processo educacional no campus para debater o tema do racismo, que é uma questão importante não apenas para as relações sociais nos espaços do campus Palmas, mas também para a sociedade brasileira como um todo.