Projeto Intercâmbio Cultural Brasil/Espanha 2021 é encerrado com a participação de Barracão e Palmas – Campus Palmas

celif

O Projeto de Intercâmbio Cultural Brasil (IFPR) /Espanha, coordenado pela Internacionalização e pelo Celif do IFPR em parceria com o IEs. Santa Santa Bárbara, de Málaga, encerrou nessa sexta-feira, 15 de dezembro, o ano de 2021 apresentando a décima atividade de conversação entre os estudantes e docentes de ambos os países.

Nessa oportunidade, a atividade foi orientada pelas professoras Vanda Pino, que foi docente do Campus Barracão em 2021 e, atualmente, está no IFSC, e Bruna Marinho, do Campus Palmas e contou com o protagonismo de três estudantes dos cursos técnicos integrados do IFPR: Victor Bortoli e Alice Polla, do Campus Barracão e Adrielyn de Lima, do Campus Palmas.

Os estudantes brasileiros estiveram à frente da atividade dialogando com os estudantes espanhóis acerca de suas vivências nas festas natalinas e o fizeram sob um viés bem-humorado, trazendo situações cômicas tais como a figura familiar do “tio do pavê” e a polêmica que envolve a presença da uva passa no cardápio da ceia natalina, entre outros aspectos que relacionam o brasileiro com os fortes vínculos familiares, eventos comemorativos em diversos contextos e as suas tradições religiosas.

Tais experiências estimularam a troca de cultural entre os grupos. Dado o sucesso do projeto e a avaliação dos participantes, há previsão que ele possa continuar em 2022.