Disciplinas do Curso de Letras desenvolvem atividade que reúne histórias da Região Sul – Campus Palmas

letras

No último semestre, os alunos das disciplinas de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa e Língua Inglesa V, do 5º Período do Curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês do IFPR Campus Palmas, desenvolveram uma atividade de entrevista, produção e publicação de histórias contadas por moradores da Região Sul. Na atividade, os discentes abordaram e entrevistaram pessoas desconhecidas que circulavam nas ruas de suas cidades e produziram um texto, que foi traduzido para a Língua Inglesa, e publicado na página do Instagram @humansofsob.

O perfil foi inspirado na página @humansofny, de um jornalista e fotógrafo da Cidade de Nova Iorque. Segundo o Professor Gabriel Borella, docente que mediou a disciplina de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa,

“O objetivo do projeto foi o de levar os estudantes a perceberem que as histórias mais impressionantes podem ser encontradas onde menos se espera. Rostos comuns e pessoas que aparentemente vivem vidas normais podem ter muito a dizer. Dessa forma, os estudantes, além de se conectarem com as pessoas de suas comunidades ao ouvirem suas histórias, também desenvolveram habilidades linguísticas em Língua Inglesa ao relatarem as entrevistas em Inglês na página do Instagram.”

Além dos textos, os estudantes publicarão no Reels da página um vídeo-relato do processo de entrevista, escrita e publicação. No vídeo, cada um contará de que modo foi realizada a escolha do entrevistado, como escolheram desenvolver a escrita do texto, o processo de tradução e o que mais surpreendeu na entrevista, na história contada e no planejamento das atividades.

A Professora Suzete Reiter, da Disciplina de Língua Inglesa V, enfatiza que:

“A aprendizagem não deve se limitar às paredes da sala de aula.  O ato de aprender se estende às ruas, praças,  supermercados,  enfim, em todos os espaços físicos e sociais ocupados pelo indivíduo. A proposição de atividades neste formato tem por objetivo chamar a atenção dos futuros profissionais da área de Letras  para práticas de ensino e aprendizagem autônomas e significativas.”

A acadêmica Suelen Duarte destaca, ainda, que esse trabalho foi muito significativo no seu progresso acadêmico, pois as etapas tiveram de ser muito bem elaboradas para que se atingisse o resultado final: que foram as postagens. Ela aponta que tratou-se, justamente, da aplicação prática da teoria aprendida nos componentes, no que diz respeito à língua inglesa. Além disso, abordou-se algo muito valorizado no próprio curso que é a relação com o outro e com sua história:

Abordar um desconhecido na rua e pedir uma história de sua vida para o desenvolvimento de um trabalho foi um desafio muito bem pensado e concluído graças a determinação de nós alunos, e também dos professores Gabriel e Suzete, que estavam envolvidos nessa proposta que envolve nossa língua materna e o inglês.