Egresso de Curso Técnico do Campus divide suas primeiras impressões sobre sua Graduação em Portugal – Campus Palmas

ifpr internacional

Em abril deste ano, o então estudante do Campus Palmas,  Juan Pablo Luvizão Moraes, agora egresso do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, foi aprovado para o Curso de Engenharia de Energias Renováveis no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, por meio de programa de cooperação internacional entre o IPB e o IFPR.

Recentemente, conversamos com Juan, que nos passou suas primeiras impressões sobre seus estudos, sobre o contato com a cidade de Bragança e com o curso que iniciou. Ela afirma que Bragança é a capital do distrito, uma das maiores cidades do Norte de Portugal, o que possibilita uma imensa troca cultural, uma vez que dos 12 mil alunos, 40% são estrangeiros – para ele, é um dos pontos mais fortes da oportunidade que teve.

A língua, segundo ele, é uma das dificuldades que encontrou. Afirma que, por mais que Portugal tenha como língua materna a língua portuguesa, ele teve contato com vários “portugueses”, uma vez que conhecer alunos brasileiros, portugueses, moçambicanos, o que torna uma mesma língua muito diversa.

Juan nos conta, ainda, que o IPB faz de tudo para que os alunos sintam-se em casa. Uma dessas atividades foi o “mês zero”, do qual participou recentemente, que possibilitou 1 semana de atividades de integração entre estrangeiros, no qual ele conheceu muitas pessoas, inclusive uma série de brasileiros e o Ministro da Ciência de Portugal, com os quais partilhou experiências

Segundo ele “[…] é uma oportunidade única estar aqui – em Portugal. São poucas pessoas que têm essa oportunidade e eu me sinto muito feliz pelo IFPR ter me escolhido e confiado a indicação a mim.” O Diretor Geral do Campus, Professor Roberto Carlos Bianchi, enfatiza que “para nós, do Campus Palmas, é uma satisfação ter o primeiro aluno, principalmente sendo este do Curso Técnico, a estar galgando uma experiência internacional. Era um sonho antigo da instituição e do Campus”

O Professor, que participou da criação do Centro de Línguas do IFPR (CELIF), e fez parte do grupo que desenvolveu os processos e discussões de internacionalização, afirma que este é apenas um dos projetos que estão caminhando neste sentido. Está em andamento, por exemplo, uma seleção com o Curso de Agronomia, e virão novas oportunidades em breve.

“Até pela experiência pessoal que tive, estar em outros países, conviver, ter esse intercâmbio cultural, é extremamente significativo, tanto academicamente quanto na parte da formação humana e social. Seguiremos abrindo portas para que mais de nossos alunos possam ter essas experiências”, afirma o Professor Roberto.