Lançado plano de contingência para o retorno seguro às atividades presenciais no IFPR – Campus Palmas

COVID-19

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 no IFPR lançou nesta quarta-feira (01/09) o documento “Do remoto ao presencial: planejamento, cuidados e (re)encontros no IFPR”.

Plano de Contingência foi produzido em continuidade ao Protocolo de Cuidados e Prevenção da covid-19 no IFPR e traz temas de preparação para o retorno das atividades presenciais.

Leia com atenção e compartilhe com os seus colegas do Instituto.

Temas abordados

• Cuidados sobre a saúde;
  • Como amenizar os riscos de contaminação à Covid-19;
  • Orientações aos servidores e estudantes sobre a Covid-19;
  • Monitoramento de casos de Covid-19;
  • Cuidados com a saúde mental e atenção psicossocial;
  • Plano de vacinação.

Além desses temas, o texto descreve quais são as condições necessárias para o retorno gradual das atividades presenciais e descreve as fases do Plano de Contingência.

Fases

Fase 1

Fase de máxima restrição: período de suspensão das atividades presenciais administrativas e acadêmicas (fase atual).

Fase 2

Período de retomada inicial de atividades administrativas presenciais e de atividades acadêmicas consideradas essenciais.

Fase 3

Período de retorno gradativo às atividades administrativas e acadêmicas presenciais.

Fase 4

Período de retorno avançado às atividades administrativas e acadêmicas, com distanciamento físico.

Fase 5

Período de manutenção das atividades presenciais durante o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2).

Acionamento do Plano

Plano de Contingência será acionado ao ser autorizado o retorno presencial gradativo no IFPR.

Neste momento, início de setembro de 2021, a fase 2 pode ser iniciada nas unidades.

As fases podem mudar a cada mês, após o período de avaliação dos critérios, das condições externas e da condição do cumprimento do Protocolo de Cuidados e Prevenção da covid-19 em cada unidade.

Caberá aos dirigentes dos campi, aos CODICs, assessorados pelas comissões locais, a decisão de ingresso, permanência ou recuo em cada fase.

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 alerta para que a comunidade esteja muito atenta ao combate do novo coronavírus, sem se descuidar.

Estejam alertas

• Cuidado com os sintomas: procure testar sempre que possível e cumpra o isolamento em caso de contato com a Covid-19;
  • Mantenha rigor nas medidas de proteção à saúde: uso de máscara, higiene das mãos, distanciamento físico;
  • Vacine-se assim que chegar a sua vez. Não esqueça a segunda dose;
  • Informe se pertence a um grupo de risco, neste caso deverá permanecer em atividade remota até a Fase 4;
  • Conheça e participe dos planos de ação das comissões locais;
  • Notifique imediatamente a existência de casos confirmados de Covid-19 à Comissão Local;
  • Contribua para as medidas de higiene e segurança estabelecidas pelos protocolos de biossegurança adotados na sua unidade;
  • Participe do seminário, ainda em setembro, que discutirá o Plano de Contingência.
Com planejamento e cuidado teremos um (re)encontro seguro no IFPR!

Mais informações

Para entrar em contato com a Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 no IFPR utilize o email <comissao.covid19@ifpr.edu.br>.