Campus Palmas tem semana marcada por atividades acerca da diversidade e das relações étnico-raciais – Campus Palmas

NEABI

No IFPR Campus Palmas, a semana passada foi marcada por duas atividades importantes que tiveram como temática principal o debate sobre a diversidade e relações étnico-raciais. As atividades foram organizadas em parcerias entre Seção Pedagógica e assuntos estudantis, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e por servidores docentes, técnicos e acadêmicos do Campus Palmas, comunidades tradicionais que fazem parte de alguns projetos de extensão que tratam do tema.

Segundo o Diretor Geral do Campus Palmas, Professor Roberto Carlos Bianchi, para o IFPR é uma satisfação imensa ser um ponto de encontro de culturas, ser um elo entre as comunidades tradicionais e, claro, um local de ensino, aprendizagem e conhecimento. Os eventos, segundo ele, são um verdadeiro encontro de saberes, que promovem a busca por melhores políticas públicas, o respeito e mudanças sociais.

Na tarde de quarta (21), os servidores do Campus Palmas participaram da atividade de formação pedagógica, “Relações étnico-raciais: as ações afirmativas na criação de uma cultura antirracista”, promovida pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Palmas. Para a atividade de formação, foi convidado o Professor Doutor Delton Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Para a Professora Kátia Conceição, membro do NEABI, “o Professor Delton destacou com excelência a importância de se ir além da teoria quando o assunto é ação afirmativa para reduzir as desigualdades raciais e garantir, não apenas o acesso e ingresso, mas permanência e êxito de estudantes negros no ensino superior.” Além dela, vários servidores que participaram da atividade se manifestaram, reafirmando a relevância dos temas abordados, com destaque para a importância de não apenas nos declararmos antirracistas, mas, também, lutarmos contra o racismo, para que haja maior diversidade nos espaços educativos. Os participantes também elogiaram o fato de a abordagem do professor Delton contemplar aspectos e exemplos práticos do combate às desigualdades raciais, fruto da sua vivência e da sua caminhada na defesa de ações afirmativas e de promoção de uma cultura antirracista.

No período da noite, houve, ainda, o lançamento do I Fórum da Diversidade do IFPR Campus Palmas, em consonância com o projeto “Diálogos Virtuais sobre inclusão: tessituras, avanços e desafios”, coordenado pelo Professor Antônio Soares, do Curso de Pedagogia do Campus Palmas. O evento contou com a palestra da Pesquisadora Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher, Professora Doutora da UFRGS e Coordenadora da UNIAFRO. Além dela, participaram o Diretor Geral do IFPR – Campus Palmas, Professor Roberto Carlos Bianchi, alguns representantes dos núcleos NAC, NAPNE e NEABI e lideranças da Comunidade Quilombola Adelaide Maria Trindade e da Terra Indígena Kaingang de Palmas, representadas pela Dona Maria Arlete Ferreira da Silva, Professora Sônia Regina Boeze da Silva, Vice Cacique, Professor Claudecir Viri e Professora Marieli Machado.

“É muito gratificante poder contar com a presença das comunidades indígenas e quilombolas em eventos promovidos pela comunidade acadêmica, isso demonstra o quanto ainda temos a aprender com a sabedoria dos povos tradicionais e povos originários e principalmente sobre a necessidade de trazermos para o debate, temas relacionados a educação para as relações étnico-raciais”, afirma a Professora Márcia Biezeki, membro do NEABI e coordenadora do Projeto Diálogos Virtuais sobre inclusão: tessituras, avanços e desafios.

Ações como essas contribuem para reafirmar o compromisso do Campus Palmas na luta para que todos(as) sejam tratados com dignidade e igualdade, além de possibilitarem que servidores(as) e estudantes colaborem ativamente para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva.