HOMENAGEM ÀS MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS. HOMENAGEADA ESPECIAL: MARIA ARLETE FERREIRA DA SILVA QUILOMBO DE PALMAS-PR – Campus Palmas

eventos institucionais

O projeto NEPLLI – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Língua e Literatura – em parceria com os núcleos NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, e NAC, Núcleo de Arte e Cultura do IFPR-Palmas promoveram no dia 08/03/2021 um encontro online para homenagear escritoras negras e indígenas, em especial, a professora e escritora Maria Arlete Ferreira da Silva do Quilombo de Palmas. Os três Núcleos têm um trabalho anual que visa estimular e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná e em suas relações com a comunidade externa. Os projetos e atividades que são propostos durante todo o ano são sempre com fins a organizar espaços de conhecimento e interação.

O evento do Dia Internacional da Mulher, teve como objetivo fortalecer alguns debates, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento de grupos étnico-raciais, por meio de mulheres negras ou indígenas escritoras de ficção e não ficção. As mediadoras do evento, Kátia Cilene S. S. Conceição e Maria Isabel Cabral da Silva, professoras do IFPR-Palmas destacaram os nomes de algumas participantes do evento e que contribuíram com suas falas sobre mulheres escritoras negras e indígenas: Karen Conceição, Mestranda da UNIOESTE, escritora e tradutora; Emmanuelle, acadêmica de Direito e membro do NEABI, Érica Azevedo Santos, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Professora na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, poeta com várias publicações, Rafaela Serpa, Mestranda UNIOESTE, também ficcionista e com pesquisas científicas sobre a obra de chimamanda, e Márcia Biezeki, Mestre em Educação e professora do colegiado de Pedagogia do IFPR, e pesquisadora na área de estudos afro-brasileiros e indígenas. O evento contou com a participação de alunos e servidores do IFPR e também da comunidade Palmense, Indígena e Quilombola.