Grupo de Trabalho AVA/Moodle IFPR no Campus Palmas: histórico, ações e perspectivas – Campus Palmas

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Grupo de Trabalho AVA/Moodle IFPR no Campus Palmas: histórico, ações e perspectivas

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Em meio ao caos da pandemia da Covid-19, em 1º de junho de 2020, reunimo-nos um grupo especial de trabalho no IFPR/Campus Palmas, a partir do convite realizado pela equipe de direção de ensino aos colegiados para indicações dos docentes com interesse em participar e também à SEPAE para indicação de técnicos. O contexto era de emergência, portanto, nosso GT intencionava viabilizar acesso e formação referente ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem para estudantes e docentes.
Como estávamos com quase três meses de suspensão das atividades presenciais na instituição e necessitávamos retomar vínculo com os estudantes por meio virtual, a cada dia essa situação parecia mais desafiadora, pois o acesso à internet era pré-requisito ao uso das tecnologias. Assim sendo, intensificamos o processo da coleta sobre demandas dos docentes e reunimos forças para juntos desenvolvermos ações, conforme diagnóstico do contexto, identificando que não havia tempo para formações na perspectiva de longo prazo.
A Diretoria Sistêmica de Educação a Distância do IFPR (DSEaD) ofertou curso para formação básica sobre o Moodle, nos meses de junho e julho, mas, no decorrer dos dias, as dúvidas também envolviam: metodologias, conexões, equipamentos individuais disponíveis, custos e benefícios para que o ensino remoto fosse uma realidade para todos. Para isso, intensificaram-se os diálogos para a chegada de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em nosso campus: a plataforma Moodle – mundialmente conhecida e reconhecida por suas potencialidades, tanto na Educação a Distância como na Educação Presencial. Vale destacar que o Moodle já era uma necessidade do campus, desde o período anterior à pandemia, no ensino presencial ou dito “normal”.
Com reuniões semanais, o GT AVA/Moodle iniciou suas atividades levantando as demandas e pensando em como criar um espaço que pudesse ser de aprendizagem conjunta, dentro do próprio Moodle, sendo esta a plataforma disponibilizada pelo IFPR. Propomos uma “sala de boas-vindas” para recepcionar virtualmente todos que chegavam ao Campus Palmas. Nesta sala, estavam as primeiras orientações para estudantes e docentes que adentravam à Plataforma Moodle, bem como todos os links das salas dos componentes curriculares ofertados naquele semestre.
Além do acolhimento mais amplo, logo percebemos a necessidade de um espaço específico aos docentes, por isso foi o momento em que surgiu a ideia: que tal elaborar uma “sala de professores” no espaço virtual?!
Nesta sala, os docentes encontram tutoriais em formato de arquivos PDF, vídeos explicativos, podem partilhar outras dúvidas relacionadas ao ambiente virtual e também são convidados a descrever suas experiências, trazendo ao coletivo as possibilidades e os desafios durante o momento de ensino remoto. Além disso, formações continuadas foram e continuam sendo desenvolvidas com os docentes. Os convites para as atividades são divulgados na própria sala virtual descrita e também no e-mail institucional (dos docentes e dos técnicos). As proposições caminham em duas vertentes: oficinas técnicas sobre temas direcionados ao uso do espaço virtual e encontros reflexivos para discutir o impacto do contexto atual na docência.
No decorrer dos meses, ocorreram parcerias entre outros campi e também atividades interinstitucionais. Foi possível, por exemplo, realizar atividades conjuntas, a partir de convites aos docentes dos Campus de: Coronel Vivida, Curitiba e Jaguariaíva. Tivemos também realização de Cinedebate com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná em parceria com o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). Trata-se de uma forma de estreitar relações com diferentes grupos de trabalho, além de buscar em diversas atividades valorizar os colegas do próprio campus, convidando-os para que ofereçam ou mediem ações formativas durante esse período.
Também estamos ofertando um minicurso de 20 horas sobre metodologias ativas para o ensino de libras no moodle para duas professoras, uma do nosso Campus e uma do Campus Paranaguá. Trata-se de uma ação em apoio ao trabalho do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Palmas e que tem o objetivo de possibilitar uma efetiva inclusão dessas docentes, que têm em comum à surdez, ao Moodle em um trabalho consultivo, de assessoramento e propositivo que dialoga diretamente com os anseios do NAPNE e do GT AVA/Moodle do Campus Palmas.
Enquanto membros do GT AVA/Moodle, ficamos contentes em poder compartilhar relatos sobre nossas proposições. Seguimos com ações coletivas para facilitar contatos entre docentes e estudantes, considerando a complexidade que está envolta neste momento de trabalho remoto. E sabendo que novos desafios podem estar por vir em 2021, nos mantemos dispostos – enquanto Grupo de Trabalho – para auxiliar na construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que tenha como premissa a qualidade do ensino e a humanização das relações estabelecidas.

Conheça os membros do GT AVA/Moodle Campus Palmas (Portaria 310/2020):

ANDREI CRISTIANO MAIA E SILVA – Docente – Colegiado do Curso Técnico em Alimentos
CAMILA MACENHAN – Docente – Colegiado do Curso de Pedagogia
DEBORA REIS – Docente – Colegiado do Curso de Ciências Biológicas – Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão
FERNANDO ANJOLETTE – Docente – Colegiado do Curso de Farmácia
GRACIELA CABREIRA GEHLEN – Docente – Colegiado do Curso de Enfermagem – Coordenadora de Ensino
JOSY FRACCARO DE MARINS – Docente – Colegiado do Curso de Ciências Biológicas
KATYUSCIA SOSNOWSKI – Vice-Coordenadora do GT – Docente – Campus Coronel Vivida
LUCIANO BARFKNECHT – Assistente de Aluno – SEPAE
MARTA FERREIRA DA SILVA SEVERO – Técnica em Assuntos Educacionais – SEPAE
PAULO MAURICIO CENTENARO BUENO – Docente – Colegiado do Curso de Agronomia
RENATO COLOMBY – Coordenador do GT – Docente – Colegiado do Curso de Administração

Foto do GT em sua última reunião do ano de 2020

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