Professor do Colegiado de Agronomia do Campus Palmas organiza livro com Professor da UEM – Campus Palmas

pesquisa

Os Professores João de Andrade Bonetti e Jessé Fink, ambos Doutores em Ciência do Solo, organizaram um livro (E-book) intitulado “Manejo e conservação da água e do solo”, que foi disponibilizado essa semana para download. O Professor João Bonetti, atualmente na Universidade Estadual de Maringá, já colaborou como Professor substituto no IFPR Campus Palmas e o Professor Jessé Fink faz parte do Colegiado de Agronomia do IFPR Campus Palmas. O livro possui 9 capítulos sobre aspectos relacionados à diferentes práticas agrícolas e o impacto disso na qualidade da água e do solo. O downolad do e-book está disponível em: https://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45446

Os autores comentam que a obra surgiu do diálogo entre os editores quanto à importância de abordagens recentes e independentes relacionadas aos conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto. A publicação deste livro (E-book) é uma forma de chamar a atenção de que a água é um recurso natural essencial para a vida no planeta Terra e que a manutenção da sua qualidade é tarefa de todos os setores da sociedade. O compartilhamento do conhecimento adquirido, na leitura desta obra, fará com que informações relevantes cheguem a maiores distâncias. Isso seria o maior legado desta obra. Nesse sentido, buscamos contribuir para a sustentabilidade agrícola e ambiental, preservando a água e o solo para as futuras gerações.

A obra publicada contou com a colaboração de autores que são professores/pesquisadores de 11 instituições de ensino. São  elas: Instituto Federal do Paraná; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Universidade de São Paulo; Universidade Federal do Pampa; Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Universidade Federal de Rondonópolis.