Projeto Fábrica Escola de Detergentes lança livro na Editora IFPR – Campus Palmas

extensão

Projeto Fábrica Escola de Detergentes lança livro na Editora IFPR

O projeto de extensão Fábrica Escola de Detergentes possui caráter educativo, extensionista e tecnológico, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências nos procedimentos de preparação, otimização e controle de qualidade de domissanitários, além de relações teórico-práticas voltadas ao ensino de Química e aos cuidados com o meio ambiente, a fim de alcançar metas sociais, ambientais e econômicas.

No dia 30/10, às 14h, lançara o livro intitulado “Fábrica Escola de Detergentes – Ensino, Pesquisa e Extensão”, escrito dentro do âmbito do projeto, no Canal da PROEPPI- IFPR. O livro é de lançamento da Editora IFPR e congrega várias atividades realizadas pelo projeto. Foi incialmente idealizado pelo Professor Marcos Barros, posteriormente reformulado e conduzido sob coordenação da Professora Edneia Durli Giusti e desenvolvido com a colaboração da Professora Sandra Inês Adams Angnes Gomes e de docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Farmácia do Campus Palmas do IFPR.

Segundo a acadêmica Graziela del Sent da Silva, do curso de Química, “As oficinas realizadas durante os últimos anos foram bastante desafiadoras e com muitas vivências, trabalhando com realidades diferentes, chegando a resultados mais do que esperado.”. Todo o projeto foi desenvolvido de forma a proporcionar ao acadêmico a vivência de uma pequena etapa imersa no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, uma das formas de proporcionar ao licenciando a experiência do cotidiano da profissão que só é adquirido com a prática no ambiente escolar, além de poder fomentar a ações de professores em exercício e projetos de extensão que se valham da produção ecológica de substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar.

Neste período de pandemia, inclusive, o projeto se propôs a publicar vídeos no Youtube para estimular a produção de sabões ecológicos de maneira segura em casa. Nós, do IFPR Campus Palmas demonstramos nosso orgulho aos coordenadores e colaboradores envolvidos e agradecemos pelo enriquecimento que a produção e as demais atividades do projeto trouxeram e trarão à instituição e à comunidade interna e externa ao IFPR.