Programa de Desenvolvimento Econômico (PRODEC) de Palmas é implantado com participação do IFPR – Campus Palmas

PRODEC

Programa de Desenvolvimento Econômico (PRODEC) de Palmas é implantado com participação do IFPR

Publicado em

Copiado!

No contexto de novas práticas e posturas no processo de desenvolvimento, com maior protagonismo dos municípios impulsionando as economias, tanto regionais como nacionais, surgiu o Programa de Desenvolvimento Econômico (PRODEC) de Palmas, uma parceria entre SEBRAE/PR e a prefeitura de Palmas, com participação do IFPR – Campus Palmas.

O programa, que foi lançado oficialmente no dia 09 de junho de 2020, por meio de uma videoconferência, tem como objetivo principal, segundo seus idealizadores, instituir um modelo de governança capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico do município. Para eles essa parceria garantirá a continuidade dos programas e projetos estratégicos de interesse da comunidade, visando fundamentalmente o desenvolvimento econômico sustentável.

Os docentes do IFPR – Campus Palmas Andréia Marini e Alexandre Milkiewicz Sanches participam, voluntariamente, do grupo de trabalho. Segundo o professor Alexandre, “a participação do IFPR no PRODEC está contextualizada pelo fato de nossa instituição atuar em diferentes frentes e programas institucionais para consolidar seu propósito de promover a educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável”.

A implantação do PRODEC na cidade de Palmas tem seguido algumas fases. Destacam-se, por exemplo, como ações neste processo, uma videoconferência denominada “Diálogos pelo Desenvolvimento”, que ocorreu no dia 28 de julho e contou com a participação do Diretor Geral do Campus Palmas, professor Roberto Carlos Bianchi, para o qual “é importante que sejam estabelecidas metas para o desenvolvimento do município, inclusive para o desenvolvimento econômico”. O professor Roberto ressalta que o IFPR, como instituição de ensino, pesquisa, extensão e inovação, sempre será parceiro de instituições que primam pela busca conjunta de possíveis soluções no que tange aos problemas sociais, educacionais e econômicos de Palmas e da região.

Mais recentemente, no último dia 11 de agosto, houve outra etapa, com a participação dos professores Willian Eduardo Meiners e Alexandre Schlemper. Na ocasião os convidados debateram sobre o tema: “Cenários Macroeconômicos e Análise do Ambiente de Negócios de Palmas”. Segundo os idealizadores do programa, novas ações estão previstas para dar continuidade às etapas de consolidação do PRODEC em Palmas, de maneira que, como o tempo, ele possa ser institucionalizado na cidade e cumprir sua função, ou seja, contribuir para o desenvolvimento econômico de Palmas e região.

Os vídeos das videoconferências podem ser conferidos pelos links:

Reunião do dia 09 de junho de 2020: https//www.youtube.com/watch?v=lxnLT8HbBVE;

Reunião do dia 28 de julho de 2020: https://www.youtube.com/watch?v=dtq898MC6ao&feature=youtu.be;

Reunião do dia 11 de agosto de 2020: https://www.youtube.com/watch?v=dot_00IW2rw.

Topo