Estudo de melhoramento genético para produção de lúpulo é realizado por docente do Campus Palmas – Campus Palmas

pesquisa

O Professor Frank Silvano Lagos, do colegiado de Agronomia do IFPR Campus Palmas, está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o comportamento da cultura de lúpulo na região centro sul do Paraná. Trata-se de seu projeto de pesquisa vinculado a doutorado, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação do Professor Dr. Cícero Deschamps e com a coorientação da Professora Dra. Mariana Azevedo, docente no Campus Palmas.

Segundo o Professor Frank, o cultivar de lúpulo na região é promissor devido às condições climáticas, especialmente em relação ao nutriente Nitrogênio e a pesquisa pode ajudar na identificação dos cultivares mais adaptados.

Outra frente da pesquisa é a identificação molecular de diversas cultivares, considerando que algumas ou são desconhecidas ou não há garantia que realmente representam a cultivar denominada. A pesquisa está em fase de coleta e avaliação de dados e os experimentos estão sendo conduzidos na cidade de Guarapuava (PR), na unidade de pesquisas da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, vinculada à Cooperativa Agrária.

A intenção é que, depois de concluído o doutorado, sejam desenvolvidos experimentos também na cidade de Palmas, com a aplicação do conhecimento adquirido. Cabe destacar que experimentos semelhantes já foram realizados na nossa cidade em parceria com o Professor Dr. Jessé Fink, também do colegiado de Agronomia do Campus Palmas.