Grupo de Estudos e Pesquisas convida para o ciclo webinário com participação de renomados pesquisadores da área da Educação – Campus Palmas

FORPHC

O Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Psicologia Histórico Cultural e Pedagogia Histórico Crítica (ForPHC), que envolve pesquisadores da Universidade Estadual de Roraima, da Universidade Federal de Roraima, do Instituto Federal de Roraima e do Instituto Federal do Paraná, está promovendo desde o mês de junho um ciclo de palestras online, que tem uma de suas coordenadoras a Profa. Dra. Bruna Marinho, do campus Palmas, com a participação de pesquisadores de referência na área da educação.
Atualmente, sob a liderança da professora Alessandra Peternella, docente da UFRR, a proposta do evento do Grupo de Pesquisa é discutir temas pertinentes às pesquisas desenvolvidas pelos seus pesquisadores que se orientam pela mesma base filosófica.
Além disso, o intuito é proporcionar à comunidade externa a oportunidade de participar dessas discussões, e de modo informado, isto é, mediado por essas teorias, compreender a realidade, os desafios que se colocam aos educadores neste contexto social, político e econômico.
Assim, a partir do mês de junho, o grupo tem discutido temas tais como o da exposição no dia 25 de junho, da Profa. Dra. Júlia Malanchen, (Unioeste/Foz do Iguaçu) “Relativismo cultural e epistemológico no currículo: críticas e proposições marxistas a partir da pedagogia histórico-crítica.” No dia 29, foi a vez da exposição do Prof. Dr. Newton Duarte (Unesp/Araraquara), intitulada “Objetividade do Conhecimento e Posicionamento Político no Currículo Escolar" (já publicada no canal do Youtube do pesquisador https://youtu.be/sXTEZg-NmLk) . As exposições têm, em média, duas horas de duração e são realizadas por meio da plataforma do Google Meet. A participação é aberta à comunidade externa, mas condicionada à inscrição dentro do limite de 250 vagas. Após o evento, os participantes inscritos e presentes na atividade são certificados.
O evento tem sido amplamente buscado pela comunidade acadêmica externa ao Grupo de Pesquisa, inclusive com a participação de pesquisadores de outros países. Por tal razão, o grupo está avaliando para as próximas palestras se será possível transmitir por outra plataforma que permita ampliar o número de participantes.
Assim, para a próxima atividade, em nome do Grupo de Pesquisa ForPHC, a professora Bruna convida toda a comunidade do IFPR para a palestra que está confirmada para o dia 27 de julho, às 20h00, horário de Brasília, da Profa. Dra. Celi Taffarel, Universidade Federal da Bahia, com o título “Resistência Ativa contra os ataques à educação brasileira”. Próximo ao evento, o link será divulgado nas redes sociais do campus Palmas e do grupo.