IFPR Campus Palmas continua a produção de máscaras de proteção facial para combate a COVID 19 – Campus Palmas

COVID-19

IFPR Campus Palmas continua a produção de máscaras de proteção facial para combate a COVID 19

Publicado em

Copiado!

Professores do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, valendo-se do espaço do IFLAB, produziram recentemente máscaras de proteção facial do tipo “face shield”. Tal iniciativa teve como objetivo o atendimento à necessidade de EPIs pelos profissionais de saúde no atendimento a pacientes, levando em consideração a pandemia de COVID-19.

Segundo o Professor Jean, um dos participantes do projeto, o equipamento fabricado no laboratório é uma máscara de proteção mecânica e é constituído por uma estrutura plástica de ABS, impresso em 3D e uma chapa translúcida de Acetato, material usado em chapas de Raio X.

De acordo com o professor, durante dias ele e o Professor Percy, coordenador do IFLAB, estudaram uma forma de utilizar os equipamentos e ferramentas do laboratório para auxiliar os órgãos de saúde no combate à pandemia, ao assistir uma reportagem perceberam no que poderiam ajudar. Para tanto, contou-se com a participação e apoio da direção, dos docentes, além de voluntários da comunidade interna e externa para a obtenção das lâminas de Acetato.

O espaço no qual foi realizada a produção dos materiais, o IFLAB, foi constituído no ano de 2016 e conta com máquinas e equipamentos destinados às áreas de robótica, TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a Cultura Maker e DIY (Do It Yourself, faça você mesmo), além de ser um ambiente de suporte ao desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e para multiplicar conhecimentos. No espaço existem equipamento que permitem o trabalho com manufatura digital, com Router CNC e impressoras 3D, usinagem e solda de metais, eletrônica digital e analógica e marcenaria, possibilitando diversos trabalhos e contribuições com as comunidades interna e externa ao IFPR, como é o caso.

Em relação à distribuição das máscaras, já foram entregues 10 máscaras à Prefeitura Municipal de Mangueirinha, 15 à Prefeitura de Coronel Domingo Soares, 25 à de Ponte Serrada, 10 à de Honório Serpa e 12 à de Renascença, além de 10 ao Samu de São Lourenço, 15 ao Samu de Palmas e 3 à 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de Palmas-PR, que já vêm sendo utilizadas pelos profissionais de saúde. A produção, contudo, aguarda demanda, bem como recursos, para ser aumentada, se possível e necessário.

 

Topo