Projeto Integrador no 4º período do Curso de Letras 2019.2: teoria e prática na formação docente – Campus Palmas

letras

Acadêmicos produziram artigos, apresentaram trabalhos em evento e desenvolveram um documentário sobre ensino de línguas

Nesta semana, finalizam-se s atividades do Projeto Integrador Prática Pedagógica, coordenado pela professora Bruna Marinho, do Curso de Letras, envolvendo cinco componentes curriculares, no quarto período. O intuito da integração dos componentes – Didática, Estágio Curricular de Língua Portuguesa, Seminários IV, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e Linguística II- foi promover uma apropriação consistente das teorias estudadas, articulando-as diretamente ao desenvolvimento da prática pedagógica desses professores em formação. Além disso, o objetivo previa que as atividades possibilitassem um amadurecimento acerca do processo de tornar-se professor por meio da continuidade das atividades e estudos desenvolvidos no primeiro semestre e também a busca do diálogo entre os conceitos e teorias estudadas, possibilitando que a apropriação e a objetivação desses conhecimentos fizessem sentido para os estudantes, impactando positivamente seja no aproveitamento, frequência no Curso quanto nos motivos para desenvolver pesquisa a partir dessa vivência.

As atividades foram organizadas em dois eixos: estudo e análise das teorias e, no eixo II, planejamento e regência de aulas. Os dois eixos estiveram integrados e foram desenvolvidos de modo concomitante. Nos primeiros eixos, os estudos das teorias foram pensados de modo a dar suporte ao desenvolvimento do planejamento das regências desenvolvidas no Estágio. A partir dos aportes nesse eixo, parte dos acadêmicos desenvolveram alguns trabalhos: planos de aula, regências e um documentário sobre o ensino de línguas. Além disso, vale frisar que parte dos acadêmicos do 4º período submeteu trabalhos em eventos acadêmicos, apresentando banner, comunicação oral e publicando seus resumos expandidos no maior evento de uma das teorias estudadas em Didática, o Congresso de Pedagogia Histórico Crítica, ocorrido em setembro, em Salvador/BA, organizado pela UFBA.

A partir dos resultados desse projeto, a docente está organizando um Dossiê na Revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento, da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) em parceria com uma pesquisadora da UFRR, Alessandra Peternella, líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Psicologia Histórico Cultural e Pedagogia Histórico Crítica, do qual a docente é membro, que será publicado em dezembro. Além da produção dos acadêmicos, docentes, colegas do colegiado de Letras, também enviaram artigos para compor essa publicação uma egressa da Pós- Graduação no campus Palmas e uma acadêmica do oitavo período, Gisele Angelina. “Como aluna das disciplinas integradas tenho a dizer que foi uma excelente ideia, facilitou muito na hora da aprendizagem, já que era possível ligar um conteúdo ao outro, permitindo assim obter as respostas para todas as dúvidas que eu tinha. Meu desempenho melhorou muito, pois conseguia usar estas aulas para articular um conteúdo ao outro, obtendo um resultado muito melhor do que se tivessem sido aprendidos separadamente. Será realmente muito bom se essas disciplinas integradas continuem nos próximos períodos, com certeza teremos resultados cada vez melhores. ”- afirmou a acadêmica Géssica Witeki. Outro acadêmico, Luiz, também reforça que “ uma disciplina ‘casava’ com a outra, fazendo com que tivéssemos melhor compreensão dos conteúdos e da prática.”