Campus Palmas participa da Operação Vale do Acre – Campus Palmas

Projeto Rondon

Campus Palmas participa da Operação Vale do Acre

Nos últimos 4 anos a bandeira do IFPR campus Palmas tremulou nos estados de Santa Catarina, Espirito Santo, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul por meio do Projeto Rondon, e desta vez o destino é o Acre, na cidade de Xapuri.

Rondonistas do campus Palmas, estarão entre os dias 05 à 21 de julho, participando da Operação Vale do Acre do Projeto Rondon. Com 8 acadêmicos dos cursos de Direito, Ciências Biológicas, Agronomia, Química e Farmácia, os docentes Silvano Aparecido Redon do campus Palmas e Emi Rainildes Lorenzetti do campus Campo Largo juntarão sua equipe com outra da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre, para juntos atuarem no município de Xapuri.

Na cidade de Francisco Alves Mendes Filho (Chico Mendes), Seringueiro, ativista político e ícone do ambientalismo brasileiro, as duas equipes atuarão junto a comunidade promovendo ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

De acordo com Naiara, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, “participar do Projeto é a realização de um sonho, tal como o contato com a cultura acreana”. Acrescenta, ainda, que a ida significa muito para ela e a proporcionará uma experiência para a vida toda. Josiani, do curso de Direito, por sua vez, afirma ser uma oportunidade ímpar e única e que está com uma grande expectativa quanto ao contato com uma realidade diferente. Ademais, afirma que a troca de conhecimento acontecerá de ambas as partes e que os alunos aprenderão muito, além disso, sugere que todos que tenham oportunidade participem do Rondon, visto que a convivência grupal é de grande valia tanto para a vida acadêmica, quanto para a vida pessoal.

Além da cidade de Xapuri, a operação do Projeto Rondon ocorrerá nas cidades de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Tarauacá. O Projeto Rondon é considerado o maior projeto de extensão do país e tem dois grandes objetivos: contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões que recebem as operações e para a formação humana e profissional do acadêmico.