NOTA OFICIAL e SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES – Campus Palmas

NOTA OFICIAL e SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES

NOTA OFICIAL

Com relação às informações veiculadas em redes sociais, grupos de WhatsApp e na comunidade, envolvendo questões de segurança do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas, informamos que na quinta-feira (21/03) chegou à conhecimento da Direção Geral, que havia sido encontrado um caderno, que seria de um aluno do IFPR, contendo alguns escritos levantando informações e materiais que seriam necessários, no caso de um ataque às dependências do IFPR Campus Palmas.

Imediatamente foi constituída Comissão Disciplinar para averiguar os fatos, a qual ouviu todos os alunos envolvidos ou citados, acompanhados de seus respectivos pais, ao longo de três dias. Ainda no dia 21/03, a Direção solicitou orientações da Polícia Militar. No dia 22/03 os representantes do Campus compareceram ao Batalhão de Polícia Militar e realizaram registro de Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Neste momento o IFPR, para garantia da segurança dos alunos e servidores, também solicitou reforço da Polícia Militar com o patrulhamento ostensivo no Campus Palmas, no que foi prontamente atendido.

Posteriormente a Comissão Disciplinar deu inicio às atividades de orientação aos servidores técnicos e docentes, quanto aos cuidados e suporte pedagógico e psicológico necessários aos alunos do Campus. Na sequência, os pais de alunos menores de idade compareceram a uma reunião no Campus, na qual, foram explicitados os fatos ocorridos, bem como, as medidas de segurança e os encaminhamentos psicopedagógicos adotados. Os alunos do Ensino Superior receberam informações e orientações por meio dos docentes e os alunos do Ensino Médio foram orientados pelos servidores e pela própria Comissão Disciplinar em cada uma das salas.

Neste sentido, esclarecemos que o IFPR Campus Palmas tomou todas as medidas possíveis, tanto internas quanto externas, para a garantia da segurança da comunidade acadêmica. E que embora os fatos levantados por esta instituição educacional não apontassem riscos imediatos à integridade física de alunos e servidores, o IFPR desde o princípio colaborou com as autoridades competentes, que instauraram inquérito e ainda procedem com a investigação dos envolvidos.

Até o presente momento fomos comunicados pelas autoridades policiais de que materiais foram aprendidos nas residências dos alunos envolvidos e somente após perícia a autoridade policial poderá afirmar se ocorreria ou não este suposto atentado.

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES

Diante da deflagração da operação “No limite” da Polícia Civil de Palmas, e da sua repercussão na comunidade palmense, o IFPR Campus Palmas, vem por meio deste comunicado, suspender as atividades no dia de hoje (29/03), por entender que os servidores e alunos, não possuem condições emocionais para a manutenção destas atividades. Maiores informações estão sendo divulgadas no site e facebook oficial do IFPR Campus Palmas.