Acadêmicos de Educação Física fazem visita técnica – Campus Palmas

Acadêmicos de Educação Física fazem visita técnica

Nos dias 24 e 25 de maio, acadêmicos do curso de Educação Física percorreram instituições de treinamento desportivo de iniciação e alto rendimento em Curitiba. O grupo visitou o Programa Esporte Cidadão, o Centro de Treinamento de Futebol do Paraná Clube e o Centro de Treinamento de Ginástica Artística. Os discentes ainda conheceram a reitoria do IFPR e acompanharam jogos de futebol.

De acordo com o organizador da viagem, professor Cezar Ribeiro, o objetivo foi ampliar o conhecimento e a visão sobre as metodologias de trabalho nos diferentes ambientes e modalidades esportivas. “Isso permitirá aos acadêmicos criarem uma noção maior dos métodos e posteriormente aplicarem a experiência adquirida em suas práticas profissionais”, destacou.

Visitas

Na terça-feira (24), os discentes conheceram o Programa Esporte Cidadão, projeto de voleibol idealizado pelo técnico Bernardinho. Durante a visita, os alunos assistiram às aulas e o coordenador do Núcleo Tuiuti, Everson Pereira, explicou sobre o Instituto Compartilhar e as aplicações e características da metodologia utilizada nos diversos projetos socioesportivos da instituição.

Pereira aproveitou a oportunidade para convidar os estudantes do IFPR a participarem da Clínica IC 2011, caso tenham interesse em aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

O grupo esteve no Ninho da Gralha, Centro de Treinamento de Futebol do Paraná Clube, que fica localizado no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. Lá puderam conhecer todas as instalações, como departamento médico, academia e refeitório, além de observar o treinamento das equipes sub-17 e sub-15 do clube.

Ainda no dia 24, o grupo assistiu ao jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro entre Paraná Clube x Portuguesa, que terminou empatado em 1×1.

Na quarta-feira, dia 25, os alunos estiveram na Reitoria do IFPR, onde foram recepcionados pelo Chefe de Gabinete Pedro Pacheco e pelo Pró-reitor de Interação com a Sociedade, Antonio Carlos Novaes. Os mesmos deram as boas-vindas aos acadêmicos e falaram sobre a estrutura da reitoria, além de permitirem ao grupo conhecer as dependências da mesma.

Também esteve no roteiro, a visita ao  Centro de Treinamento de Ginástica Artística, onde puderam observar o treinamento das seleções brasileiras juvenil e infantil da modalidade.

No período da tarde, os alunos conheceram as dependências do estádio Durival de Brito e a sede social do Paraná Clube, acompanhando inclusive o treinamento de natação da equipe do Paraná Clube, além de toda estrutura de quadras, piscinas, salões de festas, academia, entre outras instalações.

À noite, o grupo acompanhou o jogo entre as equipes do Paraná Clube x Quedas do Iguaçu, válido pelo Campeonato Paranaense de Futsal – Série Ouro.

O professor do curso de Educação Física que acompanhou o grupo salientou que a proposta vai de encontro à tentativa dos professores do curso de Educação Física em ofertarem, além de aulas de qualidade, atividades que permitam a melhor qualificação profissional.

Para Ribeiro, a visita foi válida, “pudemos ter uma ideia geral sobre diversas modalidades e todo o cenário que envolve o ambiente competitivo, seja ele de iniciação ou alto nível. Os acadêmicos participaram de maneira ativa, efetuando perguntas e observações pertinentes, o que demonstra que atingimos o objetivo da viagem.”

O curso de Educação Física do IFPR Campus Palmas aproveita para agradecer ao Professor Ricardo Anhaia Ribeiro, membro da coordenação de esportes do Paraná Clube, que auxiliou na organização dos locais de visita, bem como na estruturação das refeições e hotel para o grupo. Também aos professores Duda, coordenador de esportes do Paraná Clube, por autorizar a visita a toda estrutura do Paraná Clube, aos professores Vinicius Petrunko, Fabio Okazaki e Everson Ribeiro, que autorizaram a ida ao programa Esporte Cidadão e aos professores da Ginástica Artística, que permitiram assistir aos treinamentos.