IFPR participa da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – Campus Palmas

IFPR participa da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

O Câmpus Palmas esteve presente na 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 23 e 26 de maio. A Reunião comemorou o Ano Internacional da Química, tendo como tema “Química para um mundo melhor”. O colegiado do curso de Palmas apresentou quatro trabalhos durante o evento.

O professor Keller Nicolini apresentou trabalhos na forma de painel: o primeiro sobre Aspectos interdisciplinares na construção dos conceitos de isótopos, isóbaros, isótonos aplicados no Ensino Médio; e o segundo referente a Equações para o cálculo do índice de Kovats de n-alcanos a partir de descritores moleculares e parâmetros físico-químicos.

“A participação em eventos científicos auxilia na construção de uma imagem positiva do IFPR, onde congressos e encontros são oportunidades para que acadêmicos e professores possam compartilhar com o meio científico trabalhos desenvolvidos no Instituto, motivando os estudantes à participarem de projetos de pesquisa e de extensão aliados as atividades acadêmicas regulares”, reiterou Nicolini.

Outros dois trabalhos foram apresentados sob a orientação da professora Edneia Durli com os títulos: Características regionais e ambientais uma alternativa na abordagem interdisciplinar em um curso de Licenciatura em Química; e Tratamento de efluentes de indústrias de alimentos  com lipase comercial para redução de altos teores de óleos e graxas.

Os acadêmicos Ana Carla Berton, Carla Thumer Metzler, Daisy Hartkopf Gehm e  Gilson Alexis Muller, participaram da elaboração dos trabalhos.