Projeto promove inclusão dos colaboradores do Câmpus e dos abrigados da Casa Lar – Campus Palmas

Teve início nesta quarta-feira (25), no Câmpus, o projeto desenvolvido pelos colegiados de Letras e Sistemas de Informação, que busca a inclusão social dos abrigados da Casa Lar do município e dos colaboradores terceirizados do Campus.

Os alunos do projeto participam de aulas de informática, português e inglês, durante três horas semanais. Os cursos terão a duração de um ano e serão ministrados por tutores que são discentes do IFPR, acompanhados de um docente do curso.

Para Célia Fernandes, serviços gerais, que participou da primeira aula de inglês, a iniciativa da instituição é válida. “Estudei inglês há muito tempo, as aulas irão me ajudar a concluir o ensino médio, e valorizar o meu currículo e minha carreira”, afirmou. Ela também relatou que perdeu um emprego através da Agência de Empregos por não ter o curso de informática. “A exigência mínima é de ensino médio completo e informática básica, por isso as aulas serão importantes para nós”.

A coordenadora do projeto, professora Andréia Beulke, reitera a importância do curso à medida que a informática pode ser utilizada como preparo para o mercado de trabalho, pelo uso de aplicativos nas empresas e indústrias, além das línguas no desenvolvimento de habilidades comunicativas.

“Atendendo à proposta do projeto, a inclusão social dos alunos acontece à medida que possibilita o acesso ao conhecimento, à cultura, ao entretenimento e a interação com outros indivíduos”, finaliza Beulke.