Acadêmicos de Pedagogia visitam Assentamento Conquista na Fronteira – Campus Palmas

Notícias

Acadêmicos de Pedagogia visitam Assentamento Conquista na Fronteira

Publicado em

Copiado!

No sábado (21), acadêmicos e professores do curso de Pedagogia visitaram o Assentamento Conquista na Fronteira, em Dionísio Cerqueira, Santa Catarina. O objetivo foi conhecer a organização da comunidade e o processo educacional das crianças e adolescentes.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Vânia Alves, a experiência enriqueceu a formação dos discentes e a inserção profissional. “Foi uma experiência ímpar e rica para acadêmicos e docentes, já que conhecemos uma experiência alternativa de organização social, política, econômica e cultural”.

Um dos principais pontos levantados durante a visita foi o processo educacional pensado de forma coletiva. Os Temas Geradores, metodologia proposta pelo educador brasileiro Paulo Freire, são definidos em assembleia, por todos os integrantes da comunidade.

O Assentamento

Atualmente 60 famílias estão assentadas na Conquista na Fronteira. Fundado em 24 de junho de 1988, um dos principais objetivos do assentamento é promover “uma vida digna e igualitária para todos”. Assim, organizados em cooperativa, a forma de trabalho, produção e distribuição dos alimentos e lucros se dá de forma coletiva.

Topo