Estrutura do Campus Palmas agora é do IFPR – Campus Palmas

Notícias

Estrutura do Campus Palmas agora é do IFPR

Publicado em

Copiado!

O governador Beto Richa sancionou nesta quinta-feira (12) a lei que formaliza a doação do imóvel onde está localizado o Câmpus Palmas do IFPR. A transferência de propriedade resolve uma pendência que dificultava o repasse de recursos do Governo Federal. A cerimônia de assinatura foi realizada no pavilhão de esportes do Câmpus, com a presença do reitor do IFPR, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, professores e estudantes.

“Este momento é especial para todos nós, não apenas para Palmas e região, já que todo o estado ganha com a Educação”, ressaltou Beto Richa.

O governador lembrou como começou o processo para a doação do imóvel. “O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, trouxe para o meu conhecimento a situação em que se encontrava o Câmpus, onde os ânimos estavam exaltados e a Direção de mãos atadas, por não conseguir verbas do Governo Federal. Com o empenho de todos foi possível aprovar e sancionar a Lei”.

Para Rossoni, a agilidade nos trâmites só foi possível com a ajuda do governador e dos deputados. “Trabalhamos para que a solução viesse dentro do tempo prometido, e contamos com a colaboração dos deputados Augustinho Zucchi e Anibelli Neto, que entenderam a urgência da causa”. O presidente da Assembleia esteve em Palmas no dia 31 de março em uma audiência pública. Na ocasião, ele se comprometeu perante à comunidade, afirmando que em 45 dias a Lei estaria sancionada.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, que conduziu o processo de federalização quando era reitor do IFPR, afirmou que a conquista foi possível graças à ação da sociedade civil organizada e destacou que a Secretaria será parceira do Câmpus no que for possível.

O reitor do IFPR, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, citou a ação dos discentes: “Os acadêmicos, na  mobilização por mais professores e técnicos, colaboraram com a sanção desta Lei, que vem de encontro às nossas necessidades, pois agora o Campus terá orçamento, vai crescer e atender à população”.

Entenda o processo

A implantação do IFPR em Palmas ocorreu oficialmente no dia 17 de março de 2010, quando o então governador do Paraná, Roberto Requião, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, estiveram em Palmas para a inauguração do câmpus, que recebeu o nome de Complexo Tecnológico Dom Agostinho Sartori. O Governo adquiriu o imóvel, avaliado em R$ 14 milhões, mas não foi possível transmitir a propriedade à União, devido às limitações impostas pelo calendário eleitoral. Com isso, o câmpus não possuía recursos e não conseguia a liberação de vagas de docentes e técnicos administrativos.

Topo