IFPR participa do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – Campus Palmas

IFPR participa do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Acadêmicos do curso de Farmácia participaram ativamente do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Os alunos estiveram na Praça Bom Jesus na quinta-feira, 05, realizando ações de conscientização junto à população palmense.

Em barracas montadas exclusivamente para as orientações, 54 estudantes de Farmácia esclareceram dúvidas sobre o uso correto de medicamentos, os riscos da automedicação, os efeitos colaterais do uso não indicado e a formação da resistência aos antibióticos. Além disso, os acadêmicos aferiram a pressão dos visitantes. Foram aproximadamente 500 atendimentos em 7 horas de trabalho. Os professores Rodrigo Almeida, Rodrigo Valdez, Juliana Silva, Renata e Gustavo Silva também acompanharam os trabalhos.

De acordo com o coordenador do curso, Rodrigo Almeida, mais da metade dos medicamentos são utilizados de forma incorreta pela população, “todos têm a sua parcela de culpa, tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes. Nosso trabalho está buscando conscientizar sobre os riscos da automedicação e a importância de consultar um profissional da área”.

O aposentado Valdemar Argenta parabenizou a iniciativa do IFPR, “as informações prestadas pelos alunos foram muito boas, fui orientado a procurar o posto de saúde já que o remédio de pressão que eu uso não está surtindo efeito”, afirmou.

A atendente comercial Jaqueline dos Santos contou que era adepta da automedicação. “Sempre que sentia alguma dor tomava remédios sem prescrição médica, agora que estou mais informada sobre os riscos da resistência do organismo em relação aos medicamentos vou procurar o posto de saúde antes de passar na farmácia”, declarou.

Aprendizado

A acadêmica do 6º período, Karoulyne Barrozo Barrabarra, conta que a experiência adquirida com a atividade foi válida. “O contato com a comunidade faz com que sintamos como será o nosso dia a dia como profissionais da saúde e atenção farmacêutica, além de valorizarmos a ética profissional que preza pelo benefício ao ser humano, à coletividade e ao meio ambiente, sem qualquer discriminação.”

A Campanha(CRF-PR)

O ponto de partida da campanha é o princípio de que qualquer medicamento produz efeitos colaterais, mesmo aqueles vendidos sem prescrição médica. Dados do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas) de 2007 – apontam, que grande parte das internações hospitalares se deve a intoxicações medicamentosas, resultado de um aumento no consumo de medicamentos, nunca visto antes na história. Esse comportamento se deve a ampla propaganda da indústria farmacêutica que criam uma demanda superior às reais necessidades do usuário.

Segundo estimativas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Brasil de 50 a 70% das consultas geram uma prescrição medicamentosa; e 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados erradamente.

Desta forma, o papel do farmacêutico é estratégico para a garantia dos direitos dos usuários de medicamentos. Como profissionais de saúde, que têm no medicamento seu principal objeto de trabalho, devem exercer a função primordial de orientação quanto ao uso racional e a intercambialidade de medicamentos, tanto para os usuários destes, quanto para os profissionais de saúde responsáveis pela prescrição ou administração dos medicamentos.

Realização

O evento foi desenvolvido com uma parceria entre o IFPR e o Conselho Regional de Farmácia, CRF, com o apoio da Prefeitura Municipal, 15ª Companhia de Engenharia e Combate, Rádio Club AM e Jornal A Folha do Sudoeste.

IFPR participa do Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos

Aprendizado