Professoras do Campus participam da programação da Semana Inclusiva na UTFPR – Campus Palmas

Professoras do Campus participam da programação da Semana Inclusiva na UTFPR

A professora do curso de Pedagogia, Carmem Waldow, e a coordenadora do curso de Letras, Marcele Garbin Dagios, participaram da programação da Semana Inclusiva na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Campus Francisco Beltrão. A contribuição ao evento aconteceu na última quinta-feira, 28, com o debate do filme De Porta em Porta.

A produção escolhida para exibição é baseada em fatos reais e retrata a história de Bill Porter (interpretado por William H. Macy), que apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, conseguiu superar as dificuldades relacionadas ao preconceito quanto a sua condição.

Após o filme as professoras fizeram apontamentos em relação a obra e as questões de exclusão social relacionadas. Além disso, elas buscaram abrir o leque de discussões e exibiram cenas de outros vídeos que mostram a discriminação e a violação dos direitos daqueles que não se encaixam nos padrões impostos pela sociedade.

A coordenadora do Curso de Letras, Dagios, enfatizou a necessidade de superação da exclusão social, afirmando que o entendimento e posterior aceitação do outro, tal qual postula o filósofo e linguista búlgaro Tzvetan Todorov, passa por um “reconhecer este ‘outro’ como algo diferente do ‘eu’, o que supõe uma avaliação, um distanciamento e um reconhecimento dessa diferença.”

Já em sua exposição, Waldow, do Curso de Pedagogia, apresentou um breve histórico acerca da exclusão social, desde as sociedades primitivas, nas quais crianças com deficiência física eram sacrificadas, até a sociedade atual – que se ergueu sob a bandeira da ‘igualdade, liberdade e fraternidade’, mas que perpetua a exclusão, marginalizando quem é diferente. “Há um padrão ideal de homem, de mulher, de criança e os que são desviantes desse padrão, são estigmatizados”, afirmou ela.

Encerrando a discussão, Waldow afirmou que é preciso lutar contra a ideia de exclusão como algo natural. “É preciso lutar contra o preconceito, lutar contra a discriminação, não porque a lei determina, mas pela análise do sofrimento humano”.

Semana Inclusiva

A Semana da Inclusão, prevista no Calendário Institucional, é uma atividade que visa traçar estratégias para nortear o trabalho dos servidores e promover a reflexão acerca da aceitabilidade dos alunos, a fim de garantir o acesso de pessoas deficientes ao ensino superior, especialmente no espaço universitário, entre os servidores e os discentes, do Campus Francisco Beltrão.

Com Assessoria de Imprensa – UTFPR