Campus Palmas completa um ano de implantação – Campus Palmas

Campus Palmas completa um ano de implantação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas, realizou ato comemorativo ao primeiro ano de funcionamento da unidade. A solenidade ocorreu no ginásio de esportes do campus, na manhã de sábado (26). Em uma decisão inédita no Brasil, há um ano, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, autorizou a federalização de uma universidade particular: o Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics).

Com a federalização, todos os 1300 alunos matriculados no Unics deixaram de pagar mensalidades. Ao mesmo tempo, o IFPR iniciou junto à comunidade um processo de avaliação sobre os cursos e os rumos da Instituição em Palmas.

Para a Diretora Geral do Campus, professora Zita Castro Machado, este primeiro ano foi marcado por conquistas e dificuldades. “Foram dias difíceis que sem a colaboração de muitas pessoas não chegaríamos aqui. Neste ato mais do que uma comemoração estamos prestando contas e agradecendo o apoio recebido da comunidade Palmense”.

Para prestar contas à comunidade, diversos professores do Campus apresentaram os projetos de extensão e outras atividades. O presidente da comissão de Pesquisa e Extensão (Cope), professor Edmundo Pozes da Silva, apresentou 18 projetos que integram a Comissão.

Segundo a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus, professora Ivania Piton, o ensino é o foco e a base principal do IFPR. “O ensino, formalmente falando, acontece em sala de aula, no laboratório, nos estágios. Nós, IFPR Campus Palmas, buscamos focar em processos pedagógicos comprometidos com a qualidade de ensino pensado de forma que contemple a missão de inserção e desenvolvimento local e regional”, destacou.

O reitor do IFPR, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, comentou as dificuldades encontradas pelo campus e informou sobre a possibilidade de novas vagas para docentes. “Em uma audiência com o Ministro da Educação, fomos informados que as vagas só seriam liberadas em abril. Agora teremos uma nova audiência e esperamos trazer boas notícias”.

Além de autoridades e acadêmicos, também participaram da solenidade a presidente do CPEA, Renata Vasconcelos Bastos Fonseca, que representou o Bispo Dom José Antônio Peruzo, o prefeito de Palmas, Hilário Andraschko e Antonio Plates de Oliveira, da Associação Comercial de Palmas.

Estrutura

Localizado na região central de Palmas, o Campus Palmas do IFPR tem 17 mil metros quadrados de área construída em 70 hectares. A instituição possui biblioteca, 20 laboratórios, ginásio poliesportivo, centro de ginástica olímpica e piscina.