I Ciclo de Socialização de Projetos de Extensão – Campus Palmas

I Ciclo de Socialização de Projetos de Extensão

Docentes do Campus Palmas reuniram-se na segunda-feira, 13, para o I Ciclo de Socialização de Projetos de Extensão. Na oportunidade, os grupos apresentaram os trabalhos que estão realizando junto à comunidade palmense. Seis projetos inscritos no COPE, Comissão de Pesquisa de Extensão, foram expostos.

Projetos

Intitulado “Jovem Consciente, Cidadão e Empreendedor”, foi apresentado pelo curso de Administração e engloba ainda os colegiados de Ciências Contábeis, Direito e técnicos-administrativos. O objetivo do projeto é propiciar cidadania, valores familiares, de emprego, vida coletiva, noções de empreendedorismo, felicidade e opção de escolha. A coordenadora do projeto Melaine Camarotto conta que a ideia surgiu da realidade de Palmas, devido aos grandes bolsões de pobreza existentes no município.

O projeto “Experiência Empresarial Vivida” relatará as histórias de empresários de sucesso de Palmas que serão compiladas em um livro, que deve ser lançado em uma parceria do IFPR com a ACIPA.

Segundo o idealizador do projeto, o professor do curso de Administração, Edmundo Pozes da Silva, o objetivo é fazer com que os alunos e a comunidade percebam que com trabalho e perseverança é possível atingir os objetivos e o sucesso profissional. “Por mais que se tenha estudado é preciso ir buscar no meio onde se está inserido, a experiência de outras pessoas”, afirmou o professor. O professor ainda apresentou “Gestor Empresário Sênior”.

O projeto “Segurança Alimentar, Agricultura Orgânica Urbana, Economia Solidária e Direitos Básicos do Cidadão” é aplicado na EISPAL, Escola de Integração Social de Palmas, em parceria com a Cáritas e a APROPAL. Objetiva-se capacitar jovens de 5ª a 8ª séries e mães para a implantação de hortas e pomares em casa.

Para o professor do curso de Engenharia Agronômica, Frank Lagos, “é uma forma de estimular a horta para melhorar a segurança alimentar e ainda uma opção de renda para as famílias”. Lagos também expôs “Feira Agroecológica IFPR-APROPAL: Um espaço de Troca de Saberes”, que realiza semanalmente uma feira de produtos orgânicos no Campus.

O professor do colegiado de Engenharia Agronômica, Paulo Adami, propôs “Encontro e debate sobre a cadeia produtiva do leite no município de Palmas”. O grupo realizou o I Ciclo de Palestras sobre o tema no último dia 10 e reuniu mais de 50 produtores. “É salutar realizarmos vários encontros já que há muito para debater, alguns paradigmas ainda precisam ser quebrados entre os produtores”, finalizou.