IFPR na Semana Nacional de Conciliação – Campus Palmas

IFPR na Semana Nacional de Conciliação

O Instituto Federal do Paraná, IFPR, participou da Semana Nacional de Conciliação através de uma parceria com a Justiça do Trabalho de Palmas. As conciliações aconteceram no Campus e os acadêmicos dos 5º, 7º e 9º período atuaram como mediadores.

O Movimento pela Conciliação é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciado em 23 de agosto de 2006, e que conta com a participação de tribunais de todo o país, na esfera estadual, federal e do trabalho. O objetivo do programa é a divulgação e o incentivo à solução de conflitos por meio do diálogo, com vistas a garantir mais celeridade e efetividade à Justiça.

Segundo o coordenador do curso de Direito, Samuel Manica Radaelli, a experiência de participar da Conciliação permite que aluno atue em um processo e desta forma alie a teoria a prática.

O acadêmico do 7º período, Joacir Marcos Correa, ressalta o lado positivo da experiência prática “através da análise do processo e do interesse das partes é possível ter uma noção ainda maior em que devemos nos aprimorar”.

Para Paulo César Martins, acadêmico do 7º período, atuar na Semana Nacional de Conciliação foi uma realização pessoal, “é muito importante praticar o que aprendemos na teoria, além disso, é um ganho pessoal poder ajudar a comunidade”. Martins também ressaltou a contribuição dos servidores da Justiça.