Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Graduação » Pedagogia » Aproveitamento e Certificação de Estudos Anteriores

Aproveitamento e Certificação de Estudos Anteriores

O aproveitamento de estudos está embasado nas normatizações da Resolução 55/2011 que dispõe sobre a organização didático-pedagógica dos cursos superiores do IFPR. Os procedimentos para a certificação de conhecimentos anteriores serão feitos conforme define a referida Resolução 55/2011, Artigos 87 a 90.
O aproveitamento de estudos é o resultado do reconhecimento da equivalência de uma ou mais disciplinas, componente curricular de curso de graduação autorizado e/ou reconhecido cursado no IFPR ou de outra instituição.
A equivalência de estudos, para fins de aproveitamento da disciplina cursada, somente será concedida:
I. Quando corresponder a no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária e do conteúdo programático da unidade de estudo componente curricular de curso do IFPR;
II. É vedado o aproveitamento de estudos entre níveis de ensino diferentes (Resolução 55/2011)
Quando se faz necessário, pode-se fazer avaliação teórico-prática acerca do conhecimento a ser aproveitado, conforme artigo 83 da Resolução 55/2011.
Quando duas ou mais disciplinas/unidades de estudo cursadas forem aproveitadas para uma única disciplina/unidade de estudo de curso do IFPR, a nota a ser registrada será a média aritmética simples das notas das disciplinas consideradas.
Quando houver aproveitamento de disciplina cursada em outra instituição de ensino, no histórico escolar constará como Dispensada – sob o código DI e será registrada no sistema de gestão acadêmica.
O aproveitamento de estudos é da competência do Coordenador de Curso, sendo que o mesmo poderá solicitar parecer do docente responsável pela disciplina correspondente, quando necessitar de opinião especializada.
No pedido de aproveitamento de estudos o aluno deverá anexar seu histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas cursadas a aproveitar. No processo de aproveitamento de estudos será utilizado formulário próprio, conforme modelo disponível na secretaria acadêmica do Câmpus.
No caso de ingresso como portador de diploma, o acadêmico deverá apresentar, também, o diploma do título obtido em nível superior, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Para as solicitações de aproveitamento de estudos o coordenador de curso deverá encaminhar à secretaria uma relação com as equivalências das disciplinas dispensadas para atualização no sistema de gestão acadêmica.

« « Bolsas de Pesquisa, Bolsas de Extensão e Inclusão Social   Expedição de Diplomas e Certificados » »