Página Principal » Cursos » Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

 

PERFIL DO CURSO

O curso de Graduação em Ciências Contábeis foi autorizado pelo decreto 84.784 de 13/06/1980. Reconhecimento Portaria 76/83. Transferido para o IFPR pela Resolução 11/2010 que foi retificada pela Resolução146/2011. Portanto tem mais de 30 anos de existência. Modalidade presencial, noturno, habilitação bacharelado. A avaliação do Curso MEC é CPC 03, em conformidade com a Portaria Normativa nº 40, em seu Art. 2º, §3º. A carga horária da grade ativa é 3.067 horas, sendo semestral. São ofertadas 40 vagas com entrada anual no curso, conforme edital do IFPR.

PERFIL DO EGRESSO

No Curso de Ciências Contábeis, os alunos aprendem, numa visão sistêmica e interdisciplinar a atividade contábil, elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. Desenvolver com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares. Exercer suas responsabilidades com o domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos, quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania. E, exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

Registro Profissional:

A partir da aprovação da Lei 12.249/2010, os profissionais de contabilidade terão que se submeter a um exame de suficiência para obter o registro profissional conferido pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Para isso, o aluno egresso, do Curso de Ciências Contábeis, deve ir à sede do Conselho Regional de Contabilidade ou a uma Delegacia  Regional, com os documentos originais e cópias do diploma, documentos pessoais e duas fotos 3×4, para fazer a inscrição e realizar a prova de suficiência. As avaliações são realizadas em duas edições em cada ano, frequentemente uma no mês de março e outra em setembro ou outubro.

Áreas de Atuação do Egresso:

O aluno egresso do curso de Ciências Contábeis atuará na organização e execução dos serviços de contabilidade em geral; na escrituração do conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrativos; realizará e participará de perícias judiciais e extrajudiciais, auditoria e revisão de balanços e de contas em geral; prestará assistência aos conselhos fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica estabelecidas por lei aos profissionais de contabilidade. Em síntese, sua atuação será em: instituições públicas; instituições privadas; instituições do terceiro setor; empresas de consultoria; atividades autônomas; escritórios de contabilidade. Podendo atuar também no ensino em curso técnicos, e, tendo concluído uma especialização seguir a carreira docente.

 

« « Ciências Biológicas   Direito » »