Formatura – Campus Palmas

Formatura

Atualizado em

A Cerimônia de Formatura é o ato oficial, formal e legal da Instituição pelo qual é outorgado o título correspondente ao curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou de Graduação concluído pelo estudante na Instituição, realizado em sessão pública do Instituto Federal do Paraná, nas seguintes formas:

Sessão Ordinária: cerimônia solene coletiva, de caráter periódico e ordinário, da qual tem direito de participar todos os formandos;

Sessão Extemporânea: cerimônia solene coletiva ou individual, de caráter extemporâneo, pelo qual tem autorização para participar os estudantes que comprovadamente não podem participar da sessão ordinária.

É assegurada a participação na Cerimônia de Formatura os estudantes regularmente matriculados que integralizaram o currículo do curso e que se encontram isentos de quaisquer pendências quanto ao cumprimento dos componentes curriculares constantes dos projetos de cursos, documentação pessoal e outras exigências junto à Instituição, atestados pela Secretaria Acadêmica do Campus.

A outorga de título é ato obrigatório para a emissão e registro do diploma de cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação.

Formatura ordinária:

Cada curso terá uma única sessão ordinária de formatura por período letivo (semestre/ano).

As datas das Sessões Ordinárias de formaturas serão definidas pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada Câmpus em conjunto com as comissões de formatura e/ou formandos, obedecendo à agenda do Cerimonial do Gabinete do Reitor.

Formatura Extemporânea:

A formatura extemporânea ou “formatura de gabinete” (como é mais comumente conhecida) será realizada excepcionalmente,quando o formando, impossibilitado de participar da formatura ordinária, por motivo devidamente justificado, requerer outorga de título em data especial, em ato presidido pela Direção Geral ou seu representante legal.

A Sessão extemporânea de formatura é realizada, preferencialmente, no Gabinete da Direção Geral de Câmpus ou Polo de Apoio Presencial credenciado à instituição.

A antecipação ou postergação da sessão de formatura é solicitada em requerimento protocolado e dirigido à Direção Geral de Câmpus, contendo a justificativa, os documentos comprobatórios e o parecer favorável da Secretaria Acadêmica do Câmpus quanto à situação acadêmica do aluno.

Aceita a justificativa, compete ao Gabinete da Direção Geral estipular a data e o horário da cerimônia e convocar o interessado.

O formado que necessitou a antecipação da formatura poderá participar da sessão ordinária de formatura, entrando com os demais formandos, porém trajando as vestes talares completas, isto é, com o capelo, e limitar-se-á a receber os cumprimentos dos componentes da mesa oficial.

Agenda de Formaturas

Acesse a Agenda de Formaturas do IFPR

Compete ao Formando

Verificar se a Secretaria Acadêmica do Câmpus contém toda a documentação exigida para a participação na formatura e para o processo de emissão do seu diploma:

Cópia autenticada de documento oficial de identidade, contendo órgão e estado emissor;

Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, CPF;

Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento;

Cópia autenticada do Certificado de Conclusão de curso anterior: Ensino Médio (para os concluintes de cursos de educação técnica de nível médio – formas de oferta subsequente e concomitante e alunos de graduação) ou do certificado de conclusão do ensino fundamental (para os concluintes de cursos de educação técnica de nível médio – formas de oferta integrada e PROEJA);

Negativa de débito da Biblioteca do Câmpus onde o estudante realizou o curso;

Declaração de que não tem contrato de estágio vigente, fornecida pela Seção de Estágios e Relações Comunitárias do Câmpus ou setor similar;

Quando aplicável, cópia autenticada da ata de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia, devidamente assinada por todas as partes, e com a titulação dos membros da banca;

Quando aplicável, recibo de entrega do TCC ou monografia na biblioteca do Câmpus.

Quando aplicáveis, comprovante de que cumpriu estágio, prática profissional e horas de atividades complementares.

Quando aplicável, guia de transferência com informações sobre a forma de ingresso e data na instituição de origem.

Outras documentações exigidas pelo setor responsável.

Compete a Secretaria Acadêmica do Câmpus (SECAC)

Verificar toda a documentação do aluno na Pasta Individual do Aluno, no Sistema Acadêmico e no SISTEC e liberar o aluno para a formatura, através da Lista Oficial de Formandos.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.