Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Página Principal » Menu Acadêmico » Formatura

Formatura

A Cerimônia de Formatura é o ato oficial, formal e legal da Instituição pelo qual é outorgado o título correspondente ao curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou de Graduação concluído pelo estudante na Instituição, realizado em sessão pública do Instituto Federal do Paraná, nas seguintes formas:

Sessão Ordinária: cerimônia solene coletiva, de caráter periódico e ordinário, da qual tem direito de participar todos os formandos;

Sessão Extemporânea: cerimônia solene coletiva ou individual, de caráter extemporâneo, pelo qual tem autorização para participar os estudantes que comprovadamente não podem participar da sessão ordinária.
A formalização do pedido deve ser realizado em tempo hábil – mínimo de dez dias antes da data prevista – junto à Secretaria Acadêmica.

A outorga de título é ato obrigatório para a emissão e registro do diploma de cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação.

Formatura ordinária:

Cada curso terá uma única sessão ordinária de formatura por período letivo (semestre/ano).

Formatura Extemporânea:

A formatura extemporânea ou “formatura de gabinete” (como é mais comumente conhecida) será realizada excepcionalmente, quando o formando, impossibilitado de participar da formatura ordinária, por motivo devidamente justificado, requerer outorga de título em data especial, em ato presidido pela Direção-Geral ou seu representante legal.

A antecipação ou postergação da sessão de formatura é solicitada em requerimento protocolado e dirigido à Direção-Geral de Campus, contendo a justificativa, os documentos comprobatórios e o parecer favorável da Secretaria Acadêmica do Campus quanto à situação acadêmica do aluno.

Aceita a justificativa, compete ao Gabinete da Direção-Geral estipular a data e o horário da cerimônia e convocar o interessado.

« « Formulários   Agenda de Formaturas » »