Ensino Médio do IFPR Palmas visita Museu Regional do Iguaçu – Campus Palmas

Ensino Médio do IFPR Palmas visita Museu Regional do Iguaçu

Dia 21 de maio, os alunos dos Cursos Técnicos em Alimentos e em Serviços Jurídicos, integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná, campus Palmas, participaram de uma visita guiada ao Museu Regional do Iguaçu, no município de Reserva do Iguaçu, no Sudoeste do estado. A visita contemplou o conteúdo estruturante “Cultura”, conforme disposto nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, Ensino de Sociologia, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e permitiu que os alunos identificassem a relação entre globalização, consumo, meio ambiente, culturas tradicionais, diversidade sociocultural e intervenções humanas, temáticas presentes nos livros didáticos de Sociologia, principalmente a partir do último PNLD (Plano Nacional do Livro Didático).

A visita foi guiada pelo museólogo Basílio Marcos, que enfatizou o fato de as intervenções humanas trazerem consequências significativas ao meio sociocultural e ambiental, especificamente às populações do seu entorno, impactando na existência das culturas instaladas nas referidas áreas. Para os alunos, que foram acompanhados pelo professor de Sociologia Silvano Redon e pelo pedagogo Celso Augusto O. C. da Silva, significou um importante espaço de conhecimento e interação.