IFPR Palmas promoveu IV Seminário Institucional do PIBID – Campus Palmas

IFPR Palmas promoveu IV Seminário Institucional do PIBID

O Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é um evento anual que acontece inicialmente como sugestão da CAPES com o intuito de socializar os projetos que vem sendo aplicados nas escolas de atuação do programa, provocar discussões e debates relacionados à formação docente inicial e continuada e também a reflexão de questões relacionadas ao ser professor, bem como os desafios que nos são propostos no exercício da carreira docente.
O IV Seminário Institucional do PBID/IFPR, Campus Palmas, acorreu no dia 29 de novembro de 2016, no miniauditório da biblioteca, o qual reuniu acadêmicos e professores das licenciaturas, bolsistas, supervisores e coordenadores dos subprojetos de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras – Português e Inglês, Pedagogia e Química.

O Evento proporcionou dois momentos: Um debate promovido pelos professores Allan Andrei Steimbach, Carmem Waldow, Márcia Adriana Andrade Silva e Silvano Aparecido Redon sobre a Medida Provisória n. 746/2016 que propõe a reforma do Ensino Médio e Rodas de Conversa organizadas em salas temáticas mediadas por um professor coordenador. Os bolsistas de Iniciação a Docência e Supervisores do Pibid submeteram 51 resumos expandidos para os eixos temáticos: 1) Práticas Interdisciplinares; 2) Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem; 3) A Docência na Escola e na Formação de Professores; 4) Contextualização no Ensino e Experimentação; 5) O Uso de Tecnologias no Ensino, Saberes e Culturas, nos quais puderam socializar as atividades desenvolvidas no ano de 2016 nas escolas municipais e colégios estaduais de Palmas – PR.
Este evento proporcionou um momento de debates e reflexões sobre a medida provisória que visa reformar o Ensino Médio, as ações que são desenvolvidas no Programa e os seus impactos na formação inicial e continuada de professores.