Alunos e Professores do curso de Educação Física participam de Simpósio Internacional – Campus Palmas

Ocorreu no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo – SP entre os dias 6 e 8 de outubro de 2016 o 39º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. O evento é promovido pelo CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – SP.

Três professores (Cezar Grontowski Ribeiro, Kleber Farinazo Borges e Márcio Flávio Ruaro), dez alunos do curso de Educação Física (Aline Mati Shimosaka, Ana Claudia Almeida Ferreira, Antonio Ronaldo de Jesus da Silva, Cleomar Ferraz, David da Costa, Débora Jaqueline de Mello, Fernando Marlon Pilger Gradaschi, Gerson Alipio Luiz Junior, Jozias Fortunato, Suelen de Vitti Fontes) e uma aluna do curso de Enfermagem (Danieli Mezzomo dos Santos) do IFPR Campus Palmas participaram do evento.

Os alunos apresentaram comunicações em forma de pôster oriundas de trabalhos de conclusão de curso e também do “Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas”, coordenado pelo Prof. Ddo. Cezar Grontowski Ribeiro, o qual também atuou no evento como avaliador científico em trabalhos das áreas de Fisiologia do Exercício e de Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida.

O evento é muito importante, pois pudemos conhecer e interagir com alunos e professores de muitos estados do Brasil e também de outros países, o que acrescenta em muito na nossa formação, disse o aluno David da Costa. Ainda, permite que possamos ver o que outras instituições estão produzindo de ciência e nos incentiva a pensar nossas práticas e o campo de formação. É uma grande oportunidade de qualificar ainda mais o que aprendemos no curso, comentou o aluno Jozias Fortunato.

Na oportunidade, puderam também participar de palestras e mesas redondas com renomes internacionais como James Sallis (Chefe da Divisão de Medicina Comportamental da Universidade da Califórnia, San Diego), Peter T. Katzmarzyk (Diretor Executivo Adjunto para População e Ciências da Saúde Pública – Pennington Biomedical Research Center), James Skinner (professor Emérito do Departamento de Fisiologia da Universidade de Indiana e ex-Presidente do American College Sports of Medicine – ACSM) e James Levine (professor Emérito do Departamento de Fisiologia da Universidade de Indiana e ex-Presidente do American College Sports of Medicine – ACSM), além de muitos professores conceituados de instituições brasileiras.

A participação em eventos dessa dimensão é importante para ampliar horizontes e estimular a inserção acadêmica no campo da pesquisa científica, ao mesmo tempo em que capacita para atuação nos diferentes espaços de formação da Educação Física, destacou o professor Cezar. Agradeço em nome do grupo o incentivo recebido pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAES) do IFPR, que disponibilizou os recursos financeiros para participação no evento aos alunos, investimento fundamental quando uma instituição procura dar qualidade ao aprendizado no processo formativo, disse ainda o professor.

Os trabalhos apresentados ficarão expostos nos corredores do prédio onde ocorrem as aulas do curso de Educação Física no Campus Palmas durante este mês, podendo ser acessados por toda comunidade.