Curso de Letras do IFPR promove Colóquio sobre Linguagens e Textualidades Híbrida – Campus Palmas

Foi realizado, entre os dias 4 e 7 de outubro, em Palmas, o primeiro Colóquio sobre Linguagens e Textualidades Híbridas do IFPR (COLTEH). O evento foi organizado pelo Colegiado de Letras do IFPR, Campus Palmas, sob a coordenação geral do prof. Dr. Filipe Marchioro Pfützenreuter, e contou com a contribuição dos acadêmicos do curso e o auxílio financeiro por parte da instituição e da comunidade palmense.

O objetivo do COLTEH foi reunir pesquisadores, profissionais da educação e acadêmicos para debater e construir conhecimentos sobre um tema bastante recente e inovador no âmbito dos estudos linguísticos, literários e sociais: “as linguagens e textualidades híbridas”.

O público-alvo do evento foi composto pelos profissionais da educação de Palmas e os acadêmicos do curso de Letras do IFPR, Campus Palmas.

De acordo com Pfützenreuter, o fator que mais motivou a criação do colóquio foi a ânsia por conhecimento demonstrada pelos acadêmicos do curso de Letras. “Nossa motivação para promover o COLTEH foi contribuir para a formação plena, atualizada e contextualizada dos nossos dedicados alunos”, comenta ele.

O coordenador geral do evento conta que todos os segmentos abraçaram e apoiaram o 1º COLTEH. “Os gestores do IFPR, tanto do Campus Palmas quanto da Reitoria, incentivaram a realização do COLTEH e marcaram presença no evento, ratificando a importância e a relevância institucional que a ele foi atribuída. Os acadêmicos compareceram em grande número e, alguns deles, tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos de pesquisa no evento”, comenta ele, concluindo que “a comunidade palmense – empresários e comerciantes – foram solidários ao compreenderem a natureza formativa do COLTEH e concederam apoio em forma de doações de materiais necessários ao evento, brindes e inclusive dinheiro”.

O evento foi inspirado em uma linha de pesquisa de Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – as textualidades híbridas – e baseado em um dos maiores colóquios de estudos linguísticos e literários do Brasil: o CIELLI, promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desse modo, objetivou-se que o evento girasse em torno de um tema atual e se consolidasse no calendário do curso, contribuindo para ampliar os serviços prestados pelo IFPR à comunidade.