Bolsistas participam de evento – Campus Palmas

Bolsistas participam de evento

De 27 a 30 de julho de 2016, na UFSCar, em São Carlos  (SP), ocorreu o VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – ALED-Brasil, com o tema Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas.

O evento contou com a presença de grandes nomes da área da Análise do Discurso no Brasil, além de importantes pesquisadores internacionais, como o Prof. Dr. Dominique Maingueneau, da Université Sorbonne – Paris IV, e o  Prof. Dr. Johannes Angermüller, da EHESS – Paris. O professor Doutor Jacob dos Santos Biziak, do Colegiado de Letras e coordenador do G.E.Di (Grupo de Estudos do Discurso), apresentou a comunicação “Entre o mimético e o amimético: a crítica literária enquanto posicionamento discursivo e escritura”. Além disso, importante destacar a participação de quatro discentes do curso de Letras, todos integrantes do G.E.Di (orientandos de Iniciação Científica do citado docente) e bolsistas da Assistência Estudantil do IFPR do Campus Palmas: Fernando Ribas (“Autoconsciência e a genealogia do outro em Sense8: um dialogismo com Bakhtin”), Gerson Poleze (“‘O que é ser você?’: análise discursiva sobre gêneros sexuais”), Leide Ribas e Rafaela Viana (ambas com “Playboy e discurso: uma perspectiva do texto como construção de sentido”).

Destacamos a importância não só do evento em si, mas, acima de tudo, da participação dos estudantes do curso de Letras do IFPR, todos apoiados pela instituição em prol da divulgação dos trabalhos aqui realizados. Além disso, é primordial o contato realizado com estudantes e pesquisadores de outras instituições de ensino, bem como de outras realidades.”