Campus Palmas participa pela primeira vez de ações Extensionistas do Projeto Rondon – Campus Palmas

extensionistas

Entre os dias 06 e 31 de julho, duas equipes formadas por professores e acadêmicos do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná estarão participando das atividades vinculadas às ações extensionistas do Projeto Rondon.

A primeira equipe, formada pelo professor Silvano Aparecido Redon e pelos acadêmicos Dagliane Carpes Poncio, Wagner Andrey Fortunati Luza e Samuel Fernandes Pimenta, está em campo desde o último dia 06 e seguirá até o próximo dia 16, atuando nas cidades de Arabutã, Itá, Xanxerê e Xaxim em Santa Catarina. Promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon da UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, a Operação Portal d´Oeste está sendo realizada em doze cidades do Oeste Catarinense, e conta com a participação das instituições convidadas: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Faculdade de Medicina de Marília-FAMEMA, Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS-Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Universidade de Brasília-UnB, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Universidade Federal de Roraima-UFRR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Unirio e do Instituto FAZER de Brasília.

A segunda equipe, formada pelos professores Emi Rainildes Lorenzetti e Jean Carlos Gentilini e pelos acadêmicos Weslei Santos de Oliveira, Julaine Fernanda Silva, Talita Fatima Paula Monteiro, Tiago Jubelli, Camila Tigre Ferreira, Diaine Cortese, Cleonice Aparecida dos Santos e Elenice Padilha de Oliveira vão iniciar a jornada rumo a Ibitirama-ES na quinta, dia 14. As ações extensionistas acontecem nas oito áreas da extensão universitária: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção, possibilitando aos acadêmicos entrarem em contato com outros contextos socioculturais, identificando limitações e potencialidades das regiões visitadas e construindo, juntamente à comunidade, propostas para o desenvolvimento regional e sustentável.

Preparação para as Operações Rondon

No último dia 6 os docentes Emi Rainildes Lorenzetti e Jean Carlos Gentilini e os discentes Camila Tigre Ferreira (Agronomia), Diaine Cortese (Ciências Biológicas) e Cleonice Aparecida dos Santos (Administração) apresentaram as ações do Projeto Rondon do IFPR no XVI Seminário de Extensão da Unioeste.  O evento marca os 10 anos do Projeto Rondon na Unioeste e contou com três apresentações sobre a Importância do Rondon para o Universitário. Reuniram-se as equipes da UTFPR – Francisco Beltrão, Unioeste e IFPR – Campus Palmas que irão participar da Operação Itapemirim, que será realizada a partir do próximo dia 15 de julho no Espírito Santo. Puderam ser apresentadas as atividades que foram realizadas durante os meses de preparação para as ações do Rondon em Santa Catarina e no Espírito Santo.

Desde o mês de abril os rondonistas vem se reunindo e realizando atividades de preparação para a atuação nos municípios, através de oficinas, visitas e treinamentos. Com o apoio da professora Ednéia Durli do Colegiado de Química foi realizada uma oficina para elaboração de produtos de limpeza caseiros, sabão em barra, sabão líquido e amaciante de roupas. O professor Marcelo Notti Miranda ministrou oficinas de compotas e doces e de charque para parte dos acadêmicos que compõe a equipe. Foi realizada uma visita técnica ao IAPAR com a apresentação pelo extensionista Wilson Schveiczrski, da fossa de evapotranspiração, treinamento que será realizado no município de Ibitirama-ES. Ocorreram ainda apresentação de Oficina de Biofertilizantes em parceria com o Colégio Assis Brasil em Clevelândia e a elaboração de uma horta em Sistema Agroflorestal na Escola Municipal São Sebastião, na comunidade do Rocio.