Professores do Curso de Artes do IFPR de Palmas participaram de encontro nacional em São Paulo – Campus Palmas

Professores do IFPR Campus Palmas participaram nos dias 12 a 14 de maio do I Encontro Nacional de Arte Educadores dos Institutos Federais na cidade de São Paulo, com o Tema: Identidades, percursos e experiências: a arte/educação nos Institutos Federais Brasileiros. Os professores  do curso Luiz Ney Todero e Neuza de Fátima da Fonseca estiveram representando o curso de Artes Visuais do Campus Palmas. Segundo os professores foram três dias de intensos debates sobre a realidade do ensino da arte nos vários Institutos Federais, espalhados em todos os Estados brasileiros, hoje em torno de 500 institutos federais. Destes, na maioria com cursos técnicos, ensino médio integrado e muitos também com cursos superiores, como é o caso de Palmas que iniciou somente com cursos superiores e depois com os técnicos. São realidades diferentes, como é por exemplo a de uma professora do interior do Amazonas que quando precisa se deslocar para a capital, se for de barco são três semanas! Ou de avião, três horas e meia direto. Lá, ela é a única professora de artes do município. Outros Institutos, como o de Goiás, onde no ensino médio tem 4 professores, um em cada linguagem.

No primeiro dia foi um grande debate  sobre o ensino, pesquisa e extensão, com vários professores, como o Prof. Dr. Ronaldo Rosas Reis da Universidade Federal Fluminense e o Pró-Reitor de Extensão Wilson Andrade Matos, do Instituto Federal de São Paulo. Na tarde do dia 12  e a manhã do dia 13 foram momentos para comunicações e pósteres, divididos em temáticas. No dia 14 foi o espaço para visitas monitoradas a centros culturais da cidade de São Paulo. Num clima de preocupação pelo fato das mudanças no governo federal, com um governo ilegítimo e com viés privatista os professores unidos pela arte se comprometeram defender a educação pública, em especial a arte educação, criando em breve uma associação nacional de arte educadores dos Institutos federais e  já decidindo um novo encontro nacional em Curitiba no próximo ano.