Palmas sediará XIII Encontro do Fórum Permanente da Diversidade Étnico-racial e de Gênero do Paraná – Campus Palmas

Notícias

Palmas sediará XIII Encontro do Fórum Permanente da Diversidade Étnico-racial e de Gênero do Paraná

Publicado em

Copiado!

Acontecerá, em Palmas, dias 9, 10 e 11 de junho o XIII Encontro do Fórum Permanente da Diversidade Étnico-racial e de Gênero do Paraná, cujo tema será será “Negras, negros, quilombolas e indígenas: a educação das relações étnico-raciais na perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08”. O evento é destinado a professores municipais, estaduais e federais, estudantes das licenciaturas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Palmas, e integrantes de movimentos sociais.

Além da palestra de abertura intitulada Identidades sociais de raça no livro didático, a ser ministrada pela professora, pesquisadora e escritora da área educacional, Aparecida de Jesus Ferreira, haverá um total de 32 oficinas ofertadas dias 10 e 11 de junho, apresentações artísticas e momentos de troca de experiências das equipes multidisciplinares.

Serão disponibilizadas 1.200 vagas, sendo 500 reservadas para professores da rede municipal de ensino, 200 para professores da rede estadual, 200 para integrantes de movimentos sociais e 300 para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura do campus Palmas do IFPR.

As inscrições dos acadêmicos e docentes do IFPR serão realizadas por meio de preenchimento de ficha de inscrição, a ser entregue no próprio campus, no bloco A, sala 12, entre os dias 16/05 e 18/05 das 13h30 às 17h30 e das 19h30 às 11h. A confirmação das inscrições será divulgada a partir de 25/05.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão que possibilitou a participação no referido evento, professora Marcia de Campos Biezeki, do curso de Pedagogia do IFPR/Palmas, o objetivo do Fórum é desenvolver uma proposta de formação continuada, de análises, e, principalmente, de cumprimento das legislações vigentes desde 2003 para que haja a efetiva implementação dos conteúdos que contemplem a diversidade étnico-racial. “O desafio de sediar um evento de proporções estaduais só seria possível mediante o esforço de muitos profissionais paranaenses que, por meio de suas instituições, comunidades, associações, conselhos etc., contribuíram para que tudo fosse feito à altura e relevância do tema abordado e o IFPR, campus Palmas, é um dos parceiros na organização desse grande evento”, comenta a professora.

Topo