IFPR Campus Palmas é selecionado pela 5ª vez para participar do projeto Rondon – Campus Palmas

IFPR Campus Palmas é selecionado pela 5ª vez para participar do projeto Rondon

Por meio do Núcleo Extensionista Rondon do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Campus Palmas foi novamente selecionado em edital do Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon. Esta é a quinta vez que o campus é selecionado.

As quatro operações anteriores foram as Operações Tocantins, Itapemirim, Rondônia Cinquentenário e Pantanal realizadas nos estados do Tocantins (TO), Espírito Santo (ES), Rondônia (RO) e Mato Grosso do Sul (MS), respectivamente. Desta vez, a equipe do Campus Palmas, formada por oito alunos e dois professores, participarão da Operação Vale do Acre, no estado do Acre (AC).

Outras 22 instituições de ensino superior também foram selecionadas para atuar em 12 municípios indicados pelo Ministério da Defesa para receber a Operação.

A equipe do Campus Palmas atuará no município de Xapurí, terra natal do líder seringueiro Chico Mendes, juntamente à equipe da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, e desenvolverá ações de extensão do Eixo Temático B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. A Operação Pantanal ocorrerá entre os dias 05 e 21 de julho de 2019.

Ainda no mês de dezembro, os coordenadores do Núcleo Extensionista Rondon IFPR, professora Emi Rainildes Lorenzetti e professor Silvano Redon, publicarão edital para selecionar os oito acadêmicos que atuarão na Operação Vale do Acre. Em fevereiro, os acadêmicos selecionados iniciam as ações preparatórias para que possam desenvolver os trabalhos junto à comunidade de Xapurí.

Sobre o projeto

O Campus Palmas já conta com mais de 50 rondonistas por meio da participação nas Operações Rondon do Ministério da Defesa e dos Núcleos Extensionistas Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O Projeto Rondon é considerado o maior projeto de extensão do país e tem dois grandes objetivos: contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões que recebem as operações e para a formação humana e profissional do acadêmico.

Reportagem: reitoria.ifpr.edu.br