Turmas do Ensino Médio IFPR realizam festa mexicana “Día de los Muertos” – Campus Palmas

Turmas do Ensino Médio IFPR realizam festa mexicana “Día de los Muertos”

As turmas de 3º Ano do Curso Técnico em Alimentos e 3º ano do Curso Técnico em Serviços Jurídicos realizaram no dia 22 de novembro, nas dependências do IFPR Campus Palmas, a festa cultural “Dìa de los Muertos”. O evento coordenado pela Professora Daiane Padula Paz, de Língua Espanhola, contou com a colaboração das Professoras Magda Vincini, Sabrina Bonorino e Roberto Rech. Os estudantes organizaram decoração temática, incluindo o altar, com seus elementos básicos e alimentos típicos. Na ocasião foram realizadas atividades de pergunta-resposta sobre aspectos culturais da celebração mexicana, vocabulário básico e conhecimentos gerais, além de desfile de fantasias com todos os convidados.

A professora Daiane Paz destacou sobre a importância de promover atividades que vão além da sala de aula, pois além de propiciar a prática sobre conteúdos estudados, de forma diferenciada, favorece também a integração entre os alunos. O objetivo da festa de “Día de los Muertos” foi desenvolver a consciência intercultural, que inclui entender as atitudes e fatores afetivos que estão relacionados à morte, que na cultura mexicana é vista de maneira peculiar. Procurou também atender o disposto na Base Nacional Comum Curricular, que trata sobre a importância de as disciplinas escolares promoverem um repertório cultural que busque valorizar as diferentes manifestações artísticas e culturais.

Os participantes avaliaram positivamente a festa e por isso, será incluída no planejamento anual da docente, que pretende, no próximo ano, abranger as demais turmas do Ensino Médio para esta imersão cultural.