Professores e Estudantes do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira Participam de Atividades no Ladiec do Curso de Química – Campus Palmas

Essa semana o projeto de Extensão LADIEC (Laboratório Dinâmico Interdisciplinar de Ensino de Ciências) do curso de licenciatura em Química, coordenado pela professora Sandra Inês Adams Angnes Gomes e seus professores colaboradores Ednéia Durli Giústi, João Paulo Stadler e Douglas Eduardo Soares Pereira, receberam professores e estudantes do Colégio Estadual Quilombola.

Durante a visita, os estudantes do oitavo período de Química desenvolveram atividades pedagógicas e experimentais, envolvendo os estudantes e professores visitantes: Gricel de Oliveira- Profa. de Física e Matemática; Larissa Bedin Hamenshit – Profa. de Matemática; Miriam Nunes Fortunato Marcondes – Profa. de Português; Elvira dos Santos Cotoski – Profa. de História; Gisely Polo – Profa. de Artes e Aline Saldanha Ferreira – Profa. de Inglês/Português.

Importante salientar que o LADIEC anseia oportunizar visitas agendadas a alunos da rede pública, para práticas pedagógicas e aulas experimentais, valorizando a interconexão das disciplinas com questões sociais, econômicas, históricas e ambientais pertinentes às mesmas, a fim de tornar concreto o elo entre o Ensino Superior e a Educação Básica.

O LADIEC também tem como intuito fortalecer a formação inicial dos professores para Educação Básica, oportunizando espaço para discussões e problematizações acerca de questões do ensino. Nesse espaço os acadêmicos participantes de projetos como o Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS), Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), bem como todos os estagiários do curso de licenciatura em Química, estudantes de trabalho de conclusão de curso (TCC), estudantes das práticas como componente curricular, encontram suporte para realizar projetos na área de ensino, construção de materiais didáticos, planejamento de aulas e material de apoio para realização de estágios nas escolas públicas da região. Espera-se, assim, contribuir para uma formação de qualidade desses profissionais da educação, integrando a teoria com a prática, e propiciando a formação de profissionais reflexivos e pesquisadores, preocupados em sempre melhorar a sua prática docente e superar os obstáculos que a ela se impõem.

O curso de Química agradece imensamente aos professores e estudantes do colégio Quilombolas pela participação nas atividades propostas e principalmente aos acadêmicos, Andrey de Campos; Francisnara Tonholi; Ivo Padilha de Oliveira; Janiffer De Abreu Pereira; Jhulli Maria da Silva; Jilvana Barbara Walter; Karina Souza Costa Marchetti; Leticia Poggere Pinto; Lucas Santos Da Silva e Taina de Lima Lazzarotto.

Para agendar atividades com o Ladiec, entrar em contato nos seguintes e-mails:

• sandra.angnes@ifpr.edu.br
  • joao.stadler@ifpr.edu.br
  • Confira as fotos do Evento: