Capacitação em Braille e Palestra sobre convivência com pessoas cegas é ofertada no Campus Palmas – Campus Palmas

Notícias

Capacitação em Braille e Palestra sobre convivência com pessoas cegas é ofertada no Campus Palmas

Publicado em

Copiado!

No último dia 27 de Março de 2018 os Servidores do Campus Palmas puderam aprender detalhes do sistema de escrita desenvolvida por Louis Braille por volta de 1825. Compreendido por um código que combina seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Braille é uma importante ferramenta de acesso a informação pelas pessoas cegas.

Em parceria com o Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual – CAP de Francisco Beltrão, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – Napne do Campus Palmas ofertou capacitação a toda comunidade interna e externa. A mesma ocorreu em dois turnos sendo que pela manhã o público pôde conhecer e praticar a escrita do sistema Braille e ainda teve noções de operação do Sorobã. Já no período da tarde o tema foi a convivência com pessoas cegas. O Sr. Gilson, pedagogo da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, cego congênito, apresentou diversos conceitos sobre as pessoas cegas, desmistificando muitas questões acerca da relação entre pessoas videntes e cegas.

Segundo a coordenadora do Napne-Palmas, Melania Dalla Costa, foi a primeira capacitação organizada pelo Napne que obteve boa adesão de diversos servidores Técnico-Administrativos, Docentes e Alunos. “Esperamos conseguir fechar novas parcerias e trazer outros palestrantes que apresentem ao público interno e externo conhecimentos acerca das Pessoas com Deficiência, suas demandas e possibilidades.” completa.

Por Eduardo Pereira

Topo