Dia Mundial do Solo é celebrado hoje – Campus Palmas

Notícias

Dia Mundial do Solo é celebrado hoje

Publicado em

Copiado!

Hoje, dia 5 de dezembro, comemoramos o Dia Mundial do Solo. O Dia Mundial do Solo foi definido pela União Internacional de Ciências do Solo, em 2002, e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Este dia serve para celebrar a importância do solo para a humanidade e refletir sobre as ações tomadas ao usar e manejar este recurso.

O solo tem importância ambiental, social, agrícola e econômica por desempenhar diversas funções o ambiente, por exemplo:
– servir de suporte para o desenvolvimento de plantas/alimentos;
– conservar a biodiversidade;
– participar do ciclo hidrológico;
– servir de “filtro” para as águas subterrâneas;
– reter fertilizantes e disponibilizar nutrientes para as plantas;
– ser grande reservatórios de carbono;
– servir de reservatório de água para as plantas;
– sustentar construções…

Toda a sociedade depende das funções desempenhadas pelo solo, as quais são influenciadas pelo uso e manejo do solo. Não somente os agricultores tem o dever de usar e manejar adequadamente o solo, mas todos os membros da sociedade, independente de onde vivemos: cidade ou zona rural. A má condução de lavouras ou o lixo/resíduos que descartamos em áreas urbanas têm efeito negativo para a manutenção da sustentabilidade do ambiente solo.

Neste dia devemos comemorar este recurso FINITO que temos e, ao mesmo tempo, refletir sobre nossas atitudes que impactam no ambiente e no SOLO.

Jessé Rodrigo Fink, Dr. em Ciência do Solo.”

 

Topo